sábado, 16 de janeiro de 2010

O GOLPE DO REVEILLON

Companheiros e amigos,

Como integrante da Liga de Socialistas do Século XXI (LS-21), repasso a nota tirada sobre a crise do final do ano, que para muitos passou despercebida.

Um grande abraço a todos, esperando que também na política todos tenhamos um ano melhor em 2010.

Pelo aprofundamento e radicalização da democracia,

Carlos Eugênio Clemente



Em nome da Liga de Socialistas do Século XXI (LS-21), estamos cumprimentando pelo documento em apoio ao Ministro Paulo Vannuchi. Da mesma forma, estamos encaminhando o documento “Golpe do Reveillon” produzido pela Liga, somando esforços na defesa do Ministro, do Estado de Direito e das liberdades democráticas.

Não passarão!

Maria Dea Conti Nunes
Presidente da LS-21



Quem tem medo da Verdade e da Justiça?

Nos últimos três dias de 2009, a paz democrática em nosso país foi sobressaltada por supostas articulações golpistas, que teriam como fulcro os protestos e ameaças de demissão do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e dos comandantes das três forças militares, em reação ao terceiro plano nacional de direitos humanos, que submete à apreciação do Executivo a idéia de encaminhar ao Congresso um projeto de lei para a formação de uma Comissão da Verdade e da Justiça. A celeuma foi provocada por uma matéria do jornal O Estado de S.Paulo, com base em declarações anônimas de um suposto “general”. No dia seguinte o anunciado golpe do reveillon ganhou densidade em editorial do mesmo jornal e matérias publicadas pela sua concorrente Folha de S.Paulo.

Ainda não está claro se a cúpula militar desafiou a autoridade do comandante supremo das forças armadas, o presidente da República, com a ameaça de demissão coletiva. E não há evidências de desordem nos quartéis ou da existência de um número significativo de oficiais da ativa dispostos a desonrar as fardas e insígnias que lhes foram confiadas pelo povo brasileiro, rasgando a Constituição com o propósito espúrio de encobrir crimes hediondos e de lesa-humanidade da ditadura e para proteger o anonimato de assassinos e torturadores. As matérias publicadas, porém, evidenciam, sim, a existência de minorias fascistas subversivas infiltradas nas instituições e com vínculos na grande imprensa, dispostas a tudo para interromper o ciclo de legalidade democrática, desenvolvimento econômico e inclusão social vivido por nosso país.

Face a propaganda do golpe do Estado, é lícito que se pergunte: Quem tem medo da verdade? Quem tem medo da Justiça? E quem tem medo de um futuro de luz e transparência?

Os inimigos da verdade são os apóstolos da mentira.

Os adversários da justiça são os cultores da injustiça, da ilegalidade, da perseguição e da desigualdade.

Temem a verdade, a justiça e a transparência aqueles que têm algo a esconder, as mãos sujas do sangue de inocentes e patriotas. Felizmente eles não são muitos e os poucos remanescentes do período mais sombrio de nossa história são covardes o suficiente para agirem nas sombras, sem revelar suas identidades ou seus verdadeiros propósitos. Não serão capazes, portanto, de iludir e obter o apoio da jovem oficialidade, formada nos princípios do respeito à ordem democrática. No passado enfrentaram a oposição de uma juventude que não hesitava em sacrificar a própria vida por seus ideais. Hoje os propagadores do golpe do reveillon e de outros golpes terão que enfrentar uma juventude ainda mais determinada e um povo que aprendeu as virtudes da convivência democrática! Antes que eles se constituam numa ameaça, é preciso que sejam identificados e denunciados. Por mais solertes e covardes que sejam, é importante que entendam, uma vez mais, a velha lição:


Não passarão!

Em 1º de janeiro de 2010

Liga de Socialistas do Século XXI (LS-21)


Inquietos@grupos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário