quarta-feira, 18 de agosto de 2010

VIODEGAMES EDUCANDO PARA MATAR - HISTÓRICO

BETINHO DUARTE em 1993 lançou e coordenou a campanha CONTRA A FOME E A VIOLÊNCIA, TROQUE AS ARMAS. O resultado foi positivo: mais de 80 mil armas de verdade e de brinquedo foram trocadas por bolas, bonecas, livros e cestas básicas.

Em continuidade veio a campanha PAZ NO LAR, com o objetivo de alertar os pais contra a banalização da violência e da pornografia nos programas de televisão, internet, RPG, livros e revistas.

Em 14/10/99, BETINHO DUARTE, como Presidente da TV BEM – Instituto de Defesa do Telespectador -, enviou ao Procurador da República em Minas Gerais um extenso relatório contendo uma "relação de títulos de videogames violentos, disponíveis em nosso mercado", solicitando-lhe que fossem tomadas as medidas cabíveis, principalmente aos abaixo relacionados:

1) Doom: é o jogo em três dimensões mais famoso. Ele dá ao jogador a sensação de estar no meio da ação. Os inimigos são monstros, demônios e mortos-vivos numa base espacial. O arsenal é variado, mas o jogador tem a opção de usar só a serra elétrica, que produz mais sangue. 2) Postal – um "serial killer" [matador em série] disfarçado de carteiro é o personagem central de Postal. A graça é matar o maior número de cidadãos em diferentes ambientes de uma cidade – supermercados, ruas e lojas. Para dar mais ação à trama foi criado o Santa Patch, um programa que transforma o serial killer em Papai Noel.

3) Mortal Kombat – é um game de luta, disputada com braços, pernas e poderes mágicos. O combate só termina com a morte, sempre violenta, de um dos dois personagens. A pancadaria inclui golpes particularmente cruéis, geralmente aplicados quando o adversário já foi subjugado. Haja sangue!

4) Requiem – chega de alienígenas aterrorizando os cidadãos. Desta vez, VOCÊ é o terror da humanidade. … basta levantar a mão na direção da multidão que alguém começará a gritar como louco… Você pode criar criaturas mundanas dentro de seus inimigos, ferver seus litros de sangue ao ponto de explodi-los ou até mesmo transformar seus corpos em sal! Este último é um dos efeitos mais interessantes já visto em um game de tiro em primeira pessoa. E seguem descrevendo os sons do jogo, ‘variando de temas sacros e corais, daqueles executados em catedrais, a batidas mais sombrias e frenéticas…’ Parece-me que isso tudo é citação da propaganda em PC Generation, citada pelos autores, seja lá o que isso for.

5) Blood – o objetivo do jogo é matar o maior número de pessoas usando, inclusive, dinamite."

Betinho Duarte ainda citou que conseguiu comprar dois jogos proibidos, anexando o recibo da compra: Carmageddon I e II. Nesses jogos, o jogador dirige um carro desenhado na tela, e o objetivo é atropelar o maior número de pessoas possível, em especial idosos e crianças. Pegar um transeunte na calçada dá mais pontos ao "motorista".

BETINHO DUARTE editou os vídeos abaixo em 22 de Setembro de 2000 como peça dessa campanha. Eles também serviram de prova numa ação enviada ao Ministério Público Federal. Acionado, o Ministério da Justiça proibiu a comercialização de vários viodegames e tornou obrigatória a classificação etária dos demais.


http://www.youtube.com/watch?v=z2_uKSDq8YQ

http://www.youtube.com/watch?v=NBuMHEznXwA

http://www.youtube.com/watch?v=eTco7u_XqvI

http://www.youtube.com/watch?v=zNs_NbQSSE8

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Call of Duty: Modern Warfare 2 é o maior lançamento da indústria do entretenimento


O lançamento de Call of Duty: Modern Warfare 2 foi considerado pelo Guinness World Book como o lançamento mais bem sucedido da história da indústria do entretenimento, superando qualquer livro, álbum musical ou estréia nos cinemas. No dia 10 de novembro de 2009, quando foi lançado, as vendas do jogo em todo o mundo totalizaram uma receita de mais de 401,6 milhões de dólares.

Não é a primeira vez que um jogo eletrônico consegue receita suficiente no dia de seu lançamento para ser considerado o “lançamento mais bem sucedido da indústria do entretenimento”. O recorde anterior era de GTA IV, de 2008, que teve receita de 310 milhões de dólares no seu primeiro dia, enquanto antes dele, Halo 3 gerou 170 milhões de dólares em 24 horas.

No total, Modern Warfare 2 já vendeu mais de 14 milhões de unidades e passou a marca de 1 bilhão de dólares de receita.

Leia mais:

1.Criadores do melhor vídeo de Call of Duty:Modern Warfare lançam uma sequência
2.Pacote de mapas de Modern Warfare 2 já foi comprado 2,5 milhões de vezes
3.Mais funcionários deixam a Infinity Ward, criadora de Modern Warfare
4.Activision “revela” que Infinity Ward está trabalhando em um novo Call of Duty

Categorizado Destaques, Notícias, PC, Playstation 3, Xbox 360

Postado em22 abril 2010. Tags: Activision, Call of Duty: Modern Warfare 2, Guinness, Mercado

A INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO QUE CATIVA O MUNDO


A VIOLÊNCIA É UM PRODUTO COMERCIAL.É BARATO E DÁ LUCRO

EUA vendem diversão e arte. Estão entre os produtos mais rentáveis

Em nenhum lugar do mundo a indústria do entretenimento é tão poderosa e rentável como é nos Estados Unidos. Das 100 maiores bilheterias do cinema de todos os tempos, 93 são produções exclusivamente americanas. Os EUA detêm 25% do mercado mundial de filmes e um terço das vendas do mercado fonográfico mundial está concentrado no mercado americano. Anualmente, os 300 parques temáticos americanos arrecadam 14 bilhões de dólares – cerca de quatro vezes a receita gerada pelos turistas estrangeiros no Brasil, por exemplo. É curioso notar que a indústria do entretenimento americana não é valiosa apenas pelo que arrecada ao redor do mundo – os americanos ainda são os maiores consumidores de seus próprios produtos. Um terço das vendas de CDs do mundo, por exemplo, acontece dentro do próprio país. Metade do faturamento de Hollywood é doméstico.

Ainda assim, para sobreviver é essencial a essa indústria ganhar o mundo. Para tanto, o cinema é a principal arma. Os EUA têm em Hollywood, desde os anos 20, a comissão de frente de sua força cultural. É através do cinema que se açula o gosto dos fregueses estrangeiros a abre-se caminho para novas fontes de lucro. De acordo com dados da Associação de Filmes da América (MPAA, na sigla em inglês), em 2007, as produções americanas arrecadaram 26,7 bilhões de dólares – destes, 17,1 bilhões exclusivamente em bilheterias no exterior. Em relação a 2006, houve um aumento de 4,9% nas bilheterias americanas ao redor do mundo.

A influência e o sucesso comercial do cinema dos EUA são tão grandes que o governo de alguns países, como a França, chega a lançar mão de medidas restritivas para proteger as produções nacionais da invasão americana. Graças aos esforços do governo francês, os filmes de Hollywood hoje formam apenas um terço do que é lançado no país.

Música - O sucesso da indústria musical não fica atrás. O país é uma fábrica de popstars. Michael Jackson, Madonna e Britney Spears são alguns exemplos – Michael talvez o maior deles. Nenhum outro artista das últimas décadas gerou tanto dinheiro quanto o cantor. Estima-se que tenha faturado algo em torno de 1 bilhão de dólares em sua carreira, tendo sido um dos artistas mais ricos do planeta durante vários anos. Somente com o álbum Thriller, vendeu 50 milhões de cópias em todo o mundo. Já Madonna, somente em 2007, ganhou 72 milhões de dólares e ficou no topo do ranking da revista Forbes como a cantora de maior faturamento. A lista trazia ainda sete americanas entre as dez primeiras posições. Das 100 músicas mais tocadas pelas rádios brasileiras em 2007, 46 são de artistas americanos - inclusive o primeiro lugar, da cantora Fergie, com Big Girls Don’t Cry.

A força da música americana não está apenas no aspecto comercial. Seu principal mérito é mesmo o artístico. Nos Estados Unidos nasceram estilos como o blues, o jazz, o rock and roll e o rap. O primeiro surgiu no começo do século 20, na cidade de New Orleans, e o segundo em 1950 - seu principal difusor foi Elvis Presley. Outro gênero difundido entre os americanos é o country, uma mistura de sons ingleses, escoceses e irlandeses, que surgiu em 1920 e perde, em popularidade no mercado interno americano, apenas para o rock.

Televisão - Os programas de TV americanos também são os mais vistos do planeta. As séries cômicas de TV, as chamadas sitcoms (termo que deriva de "comédia de situação") fazem muito sucesso no país e fora dele. Friends, Simpsons, Sex and The City, Lost e Desperate Housewives são alguns exemplos do fenômeno. Apenas um episódio do seriado sobre as donas-de-casa desesperadas de Wisteria Lane chega a ser vendido por 2 milhões de dólares para a Europa. As séries estão entre as principais atrações da TV a cabo brasileira e, em alguns casos, fazem bonito também nas emissoras abertas. 24 Horas, por exemplo, já chegou a obter média de 11 pontos no Ibope nos fins de noite da TV Globo.

Arte e Arquitetura - Outra contribuição dos americanos foi a invenção dos arranha-céus, na arquitetura. Em São Paulo, por exemplo, um dos pontos turísticos do centro da cidade – o prédio do Banespa – é totalmente inspirado no nova-iorquino Empire State Building. Na literatura, o mercado consumidor é um dos maiores do mundo. Gêneros como o de auto-ajuda vendem como água no país.

Os primeiros autores desse gênero encontraram terreno fértil nos Estados Unidos da Grande Depressão. Depois de tentar em vão uma carreira de ator, o pioneiro Dale Carnegie começou a ganhar a vida ministrando cursos de comunicação nas filiais da Associação Cristã de Moços de Nova York. Lançado em 1937, seu livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas vendeu até hoje 50 milhões de exemplares em todo o mundo. Trata-se de um mercado imenso. Apenas em 2001, as editoras americanas lançaram cerca de 3.500 títulos e faturaram 600 milhões de dólares com o gênero.

Outros movimentos, como o dos poetas beatniks e o new jornalism, tiveram também grande repercussão mundial. Todos esses ícones da cultura americana transformaram-se, com o tempo, em negócios rentáveis, que representam para o país muito mais do que simples formas de entretenimento, mas uma poderosa indústria que move bilhões de dólares todos os anos.

Potência esportiva - No esporte, o país contribuiu com a invenção do beisebol, em 1860, que virou o passatempo nacional dos americanos. Em segundo lugar no gosto da nação está o basquete, criado em 1891 e praticado atualmente por mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo. Além disso, 750 milhões de casas, em 205 países, recebem as transmissões ao vivo da temporada da liga profissional americana de basquete, a NBA. Os Estados Unidos estiveram entre os três primeiros no quadro de medalhas nas 22 edições das Olimpíadas que disputaram até hoje - 806 medalhas de ouro foram conquistadas pela equipe americana na história dos Jogos. Oito dos dez esportistas mais bem pagos do mundo são dos Estados Unidos. O golfista Tiger Woods é o primeiro americano da lista, com faturamento anual estimado em 41 milhões de dólares.

UMA ATITUDE MUDA TUDO

PROGRAMA BOLSA ESCOLA EM BELO HORIZONTE - ONDE TUDO COMEÇOU




BETINHO DUARTE apresentou projeto de lei numero 345/95 de 05/07/96 que aprovado foi sancionado pelo Prefeito Patrus Ananias. Lei 7.135 de 08 Julho de 1996 - Cria o Programa Bolsa-Escola e dá outras providências.




PROGRAMA BOLSA ESCOLA

O Programa Executivo Bolsa-Escola, (PEBE) implementado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por proposição de Projeto de Lei aprovado em 5 de julho de 1996, tem como órgão gestor a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social. Trata-se de um Programa que institui um beneficio de 131,97 UFIR´s, para as " famílias que estejam em situação sócio-familiar de risco ou as próprias crianças estejam em situação de risco", visando desta maneira "garantir a admissão e permanência na escola pública das crianças de 7 a 14 anos".

O Programa é uma iniciativa de grande relevância social e política, que busca possibilitar o atendimento dos direitos constitucionais relativos à alfabetização e escolarização das crianças e adolescentes no Município de Belo Horizonte e dar apoio sócio-econômico às famílias carentes de modo a evitar que se complete o círculo de exclusão social em que se encontram.

OBJETIVOS:

- Garantir a admissão e a permanência na Escola Pública das crianças de 7a 14 anos, cujas famílias estejam em situação de carência material e precária situação sócio-econômica ou as próprias crianças estejam em situação de risco.

- Promover o acompanhamento do desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor, na perspectiva da formação integral para a cidadania das crianças e adolescentes atendidos pelo programa.

-Articular condições para a melhoria da qualidade de vida das respectivas famílias integrando ações com os diversos órgãos governamentais e não governamentais.



quarta-feira, 11 de agosto de 2010

GUARDA DA PAZ PARA BELO HORIZONTE

Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2004Ano X - Edição N.: 2035
Poder Legislativo
Câmara Municipal

FORMATURA DE 276 GUARDAS MUNICIPAIS ACONTECEU NO PARQUE MUNICIPAL

O presidente da Câmara Municipal, Betinho Duarte, participou da solenidade de formatura da primeira turma de guardas municipais de Belo Horizonte, realizada em 29 de dezembro de 2003, na Praça do Sol, espaço interno do Parque Municipal Américo Reneé Gianetti.
Á participação oficial do presidente, Betinho Duarte somou a sua motivação pessoal de vereador e de cidadão intensamente envolvido com a construção de uma cultura de paz em Belo Horizonte. A solenidade de diplomação representava importante passo para a efetiva implementação da Guarda Municipal Patrimonial de Belo Horizonte, objeto de sonho e de luta de Betinho Duarte há muitos anos.
Histórico- Em 1999, Betinho Duarte protocolou na Câmara o Projeto de Lei n° 1120/99, de sua autoria, tratando da criação da Guarda Municipal. "O projeto era bastante simples," conforme lembrou Betinho em seu discurso durante a solenidade. "Tinha apenas três artigos, atrelando a criação da Guarda Municipal a dispositivo constitucional", informou. "Á época", concluiu, "a idéia era fomentar a discussão em torno do tema segurança pública".
Com o término da 13a. Legislatura, em dezembro de 2000, o projeto foi arquivado. Em março de 2001, no início da 14a. Legislatura Betinho Duarte reapresentou o projeto, que recebeu o n° 211/01. O Projeto de Lei n° 211/01 começou do zero sua tramitação e recolocou na pauta as discussões sobre o tema entre a sociedade belo-horizontina.
Com o tema em aberto, o prefeito Fernando Pimentel enviou à Câmara uma Mensagem disciplinando exaustivamente a pretendida Guarda Municipal. E tão bem elaboradas eram as propostas na Mensagem que elas foram avaliadas como conclusivas, vindo a entrar como Substitutivo ao Projeto de Lei n° 211/01, que estava para ser votado.
Aprovado o projeto, foi a matéria encaminhada ao prefeito, que a sancionou. Em 20 de janeiro de 2003, publicava-se a Lei n° 8.486, criando a Guarda Municipal Patrimonial.
Perspectivas- Na avaliação de Betinho Duarte, o traçado dado pela Lei n° 8.486/03 e os cuidados com a implementação sinalizam que a Guarda Municipal Patrimonial de Belo Horizonte será modelo para o Brasil. Segundo o presidente da Câmara, ela reúne condições excepcionais, como "a de ter contado com a participação efetiva do Exército brasileiro; a de ter sido treinada pela Polícia Militar de Minas Gerais, reconhecidamente uma das melhores do país; e a de o prefeito Fernando Pimentel ter assumido o compromisso de assim que, realizado concurso público, colocar 3 mil guardas municipais atuando principalmente nas escolas e postos de saúde".
Além desses fatores operacionais, Betinho Duarte destacou aspectos conjunturais importantes. "Há forte convergência de interesses no tocante à segurança pública: enquanto os belo-horizontinos já demonstraram que querem segurança e paz, o governo federal tem a segurança pública como meta e certamente investirá na Guarda Municipal", arrematou.
Inspiração- Outro fator distintivo da Guarda Municipal Patrimonial de Belo Horizonte é a inspiração que elegeu. Escolhendo como Patrono o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, o Alto Comissário para os Direitos Humanos da ONU morto ano passado durante atentado terrorista no Iraque, a Guarda Municipal sinaliza que se guia pela inspiração de construir uma cidade de paz. "Sérgio Vieira de Mello era um idealista, um humanista, um notório pacifista", destacou Betinho Duarte. "Um órgão que o tem como Patrono só pode ter a paz como valor e a construção da paz como objetivo", finalizou.
Capital da Paz- Na avaliação de Betinho Duarte, a Guarda Municipal Patrimonial soma-se a outros instrumentos que já estão sendo utilizados para fazer valer em Belo Horizonte a sua vocação para Capital da Paz. "Temos o Bolsa-Escola, o Orçamento Participativo e o Código de Posturas, por exemplo. Todas as mudanças resultantes contribuirão para que Belo Horizonte seja a Capital da Paz", comentou o presidente da Câmara. Uma paz efetiva e permanente, da qual os guardas municipais "serão mensageiros, sob a inspiração de Sérgio Vieira de Mello", concluiu Betinho Duarte em seu discurso na solenidade de formatura.

GUARDA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE A MELHOR DO BRASIL


(Originária do Projeto de Lei nº 211/02, de autoria do Vereador Betinho Duarte)


Subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, a Guarda Municipal de Belo Horizonte –GMBH- foi criada em 20 de janeiro de 2003, por meio da Lei nº 8.486. Cabe à GMBH garantir a segurança aos órgãos, serviços e patrimônio do Poder Público Municipal, e a orientação e proteção dos agentes públicos e dos usuários dos serviços públicos.

A Guarda Municipal conta atualmente com um efetivo de 1900 servidores, aproximadamente, excetuando-se os servidores civis da Prefeitura que auxiliam nos serviços administrativos e os técnicos e gerentes contratados para os trabalhos de planejamento e operacionalização das ações de segurança. A meta prevista em lei é de um efetivo de três mil guardas municipais.

A Guarda Municipal e a prevenção da violência nos próprios municipais

A Guarda Municipal de Belo Horizonte é uma instituição de vocação comunitária, que atua ombro a ombro com os cidadãos usuários dos serviços públicos municipais. Ela está presente nas escolas, postos e centros de saúde, praças, jardins e parques municipais, entre outros equipamentos e serviços públicos. O enfoque privilegiado da Guarda Municipal é a prevenção do crime e da violência. Esta prevenção se manifesta nos cuidados com a manutenção da normalidade dos serviços e segurança dos servidores e usuários dos serviços municipais.


LEI Nº 8.486 DE 20 DE JANEIRO DE 2003

Cria a Guarda Municipal Patrimonial e dá outras providências.

O Povo do Município de Belo Horizonte, por seus representantes, decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
CAPÍTULO I
DA GUARDA MUNICIPAL PATRIMONIAL

Art. 1º - Fica criada a Guarda Municipal Patrimonial, com a finalidade de garantir segurança aos órgãos, serviços e patrimônio do Poder Público Municipal.

Seção I
Do Cargo de Guarda Municipal Patrimonial

Art. 2º - Fica criado o cargo de Guarda Municipal Patrimonial, que passa a integrar a Área de Atividades de Administração Geral de que trata o inciso I, do art. 81 da Lei nº 7.169, de 30 de agosto de 1996.
§ 1º - São requisitos para os ocupantes do cargo de Guarda Municipal Patrimonial a conclusão do ensino fundamental e a aprovação em concurso público que envolverá:
I - prova escrita abrangendo o conteúdo especificado no edital;
II - exame de saúde;
III - teste físico;
IV - avaliação psicológica.

§ 2º - A idade mínima para ingresso no cargo de Guarda Municipal Patrimonial é de 21 (vinte e um) anos.
§ 3º - Os editais de concurso público deverão prever obrigatoriamente a avaliação da experiência e formação técnica anterior por pontuação especifica.

Art. 3º - A composição numérica do cargo de Guarda Municipal Patrimonial é de 3.000 (três mil) vagas, com as seguintes atribuições, sem prejuízo de outras a serem definidas em regulamento:
I - proteção dos bens e instalações do patrimônio público de Belo Horizonte;
II - serviços de vigilância de portaria das administrações direta e indireta;
III - auxiliar nas ações de defesa civil sempre que em risco bens, serviços e instalações municipais e, em situações excepcionais, a critério do Prefeito;
IV - auxiliar permanentemente o exercício da fiscalização municipal sempre que em risco bens, serviços e instalações municipais e, temporariamente, diante de situações excepcionais, a critério do Prefeito.

Parágrafo único - A proteção dos bens, serviços e instalações do Município, prevista no inciso I, inclui a atividade de orientação e proteção dos agentes públicos e dos usuários dos serviços públicos.

Art. 4º - A jornada do Guarda Municipal Patrimonial será de 6 (seis) horas diárias e o vencimento básico é de R$ 200,00 (duzentos reais).

§ 1º - Será permitida, observada a necessidade do serviço e mediante ato motivado do Comandante da Guarda Municipal Patrimonial e do Secretário Municipal de Coordenação de Administração e Recursos Humanos, a alteração da jornada para 8 (oito) horas diárias quando em efetivo exercício de atividade especial de portaria ou vigilância armada.

§ 2º - o servidor de que trata o § 1º que tiver sua jornada alterada para 8 (oito) horas diárias receberá:
I - a Gratificação por Desempenho de Atividade Especial de Portaria, no valor de R$ 200,00 (duzentos reais);
II - a Gratificação por Desempenho de Atividade Especial de Vigilância Armada, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais).



§ 3º - A gratificação de que trata o § 2º será incorporada exclusivamente para fins de aposentadoria, desde que cumprido o acréscimo de jornada referido pelo período mínimo de 3 (três) anos, à razão de 1/30 (um trinta avos) para as mulheres e de 1/35 (um trinta e cinco avos) para os homens, por ano do seu efetivo cumprimento.
§ 4º - Para fins da incorporação da Gratificação de Desempenho Especial, considerar-se-á o valor da vantagem vigente na data da aposentadoria do servidor.
§ 5º - A continuidade da jornada de 8 (oito) horas será objeto de avaliação periódica que observará a necessidade do serviço, o desempenho e a aptidão física do servidor, conforme regulamento desta Lei.
§ 6º - O trabalho do guarda poderá compreender, nos termos da escala e conforme a necessidade do serviço, finais de semana e o período noturno, perfazendo, no total, até 44 (quarenta e quatro) horas semanais.

Seção II
Do Comando da Guarda Municipal Patrimonial

Art. 5º - O Comando da Guarda Municipal Patrimonial funcionará subordinado à Secretaria Municipal da Coordenação de Administração e Recursos Humanos.

Art. 6º - Fica criado o cargo de Comandante da Guarda Municipal Patrimonial, de recrutamento amplo e livre nomeação e exoneração pelo Prefeito, com jornada de 8 (oito) horas diárias e remuneração equivalente à de Assessor Especial.

Parágrafo único - Fica acrescido ao Anexo I da Lei nº 8.146, de 29 de dezembro de 2000, alterada pela Lei nº 8.288, de 28 de dezembro de 2001, o seguinte dispositivo no grupo de Direção, Chefia e Execução:

--
Comandante da Guarda Municipal Patrimonial
1




Art. 7º - Ficam criados 18 (dezoito) cargos de Gerente de 2º nível, ficando alterado o Anexo I da Lei nº 8.146, de 2000, alterada pela Lei nº 8.288, de 2001, da forma seguinte:

Chefe de Serviço
Gerente de 2º nível
502




Art. 8º - Fica criado o cargo de Inspetor da Guarda Municipal Patrimonial, de recrutamento restrito e livre nomeação e exoneração pelo Prefeito, com jornada de 8 (oito) horas diárias e remuneração equivalente à do Gerente de 3º nível.

§ 1º - Compete ao Inspetor da Guarda Municipal Patrimonial:
I - zelar pela boa execução das atividades da guarda, conforme adequados parâmetros de moralidade, impessoalidade, eficiência e cortesia;
II - inspecionar e avaliar o cumprimento de rotinas e horários por parte dos membros da Guarda Municipal Patrimonial;
III - auxiliar, por meio de informações, na apuração da demanda de serviços de guarda e na alocação do pessoal;
IV - auxiliar no recolhimento e sistematização de informações relativas à segurança pública;
V - auxiliar no apoio logístico e material dos serviços de guarda, garantido sua economicidade.
§ 2º - Fica acrescido ao Anexo I da Lei nº 8.146, de 29 de dezembro de 2000, alterada pela Lei nº 8.288, de 2001, o seguinte dispositivo no grupo de Direção, Chefia e Execução.

--
Inspetor da Guarda Municipal Patrimonial
18




Seção III
Da Ouvidoria da Guarda Municipal Patrimonial

Art. 9º - Fica criado o cargo de Ouvidor da Guarda Municipal Patrimonial, de recrutamento amplo e livre nomeação e exoneração pelo Prefeito, com jornada de 8 (oito) horas diárias e remuneração equivalente à de Gerente de 1º nível.

§ 1º - Compete ao Ouvidor da Guarda Municipal Patrimonial:
I - receber reclamações relativas às atividades ou servidores da Guarda Municipal Patrimonial, realizando apuração preliminar e encaminhando, se necessário, o caso ao órgão competente;
II - exercer suas atividades com independência e autonomia, buscando estabelecer canais de comunicação de forma aberta, honesta e objetiva, procurando sempre facilitar e agilizar a resposta às reclamações apresentadas;
III - publicar no Diário Oficial do Município, mensalmente, balanço das reclamações recebidas.

§ 2º - Será criado junto à Ouvidoria, o Conselho Municipal de Segurança e Cidadania composto por representantes da sociedade civil organizada, sem remuneração e sua regulamentação será feita por decreto.
§ 3º - Fica acrescido ao Anexo I da Lei nº 8.146, de 29 de dezembro de 2000, alterada pela Lei nº 8.288, de 2001, o seguinte dispositivo no grupo de Direção, Chefia e Execução:

--
Ouvidor da Guarda Municipal Patrimonial
1




CAPÍTULO II
DA ATIVIDADE DE GUARDA MUNICIPAL PATRIMONIAL

Art. 10 - Os ocupantes do cargo público efetivo de guarda Municipal Patrimonial, deverão desempenhar as funções que lhes forem atribuídas devidamente uniformizados, conforme dispuser o regulamento desta Lei, que deve estabelecer, ainda:
I - os procedimentos operacionais da Guarda Municipal Patrimonial;
II - o padrão dos uniformes;
III - o código de conduta com os usuários dos serviços municipais;
IV - as formas de tratamento e a precedência entre os integrantes da Guarda Municipal Patrimonial;
V - as honras, continências, e sinais de respeito que os servidores devem prestar a determinados símbolos nacionais, estaduais e municipais;
VI - o protocolo de relacionamento dos membros da Guarda com as autoridades civis e militares.

Art. 11 - O porte de armas pelos ocupantes do cargo de Guarda Municipal Patrimonial será autorizada pelos órgãos componentes e obedecerá a critérios e procedimentos fixados na legislação própria que deverão constar de regulamento específico em âmbito municipal.
Parágrafo único - Para a utilização de arma por guarda municipal é indispensável à freqüência e aprovação em curso específico de capacitação e avaliação sócio-psicológica.

CAPÍTULO III
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 12 - O Executivo buscará a cooperação com outras esferas de governo, visando compartilhar institucionalmente informações relevantes à segurança pública, bem como para dotar o Município dos instrumentos necessários para interagir, de forma suplementar, na área de segurança pública.

Art. 13 - A Guarda Municipal Patrimonial terá a sua implantação gradativa, assegurando-se o treinamento e qualificação dos seus profissionais.

Art. 14 - Fica autorizada a contratação temporária por excepcional interesse público de até o limite de 500 (quinhentos) trabalhadores, pelo período máximo de 12 (doze) meses para a execução dos serviços afetos à Guarda Municipal Patrimonial, pelo período compreendido entre a vigência desta Lei e a homologação do primeiro concurso público de provimento dos cargos.
§ 1º - A autorização contida no caput deste artigo estende-se à ocorrência de interrupção total ou parcial das atividades da guarda patrimonial que, nos termos do regulamento, ponham em risco bens e serviços municipais, hipótese em que os contratos terão prazo não superior a 180 (cento e oitenta) dias.
§ 2º - Na contratação temporária terão preferência aqueles que vinham trabalhando na condição de vigilante, nos órgãos municipais, ao tempo da edição desta Lei.

Art. 15 - Fica aberto, junto às dotações orçamentárias de pessoal, crédito especial no valor de R$8.000.000,00 (oito milhões de reais) no orçamento do ano corrente para as despesas provenientes desta Lei, bem como anular as dotações orçamentárias de contratos relativos à contratação de pessoal de portaria e vigilância.

Art. 16 - Fica o Executivo autorizado a incluir em seus instrumentos de planejamento governamental, para fins de programação e acompanhamento das ações governamentais instituídas pela presente Lei, a atividade descrita nesta Lei.

Art. 17 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Belo Horizonte, 20 de janeiro de 2003

Fernando Damata Pimentel
Prefeito de Belo Horizonte, em exercício

PROJETO DE COMBATE A FOME: PRIMEIRO E ÚNICO NO BRASIL

RESTAURANTE POPULAR DA CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE COMPLETA SEIS ANOS EM AGOSTO
Em cinco anos de funcionamento, o Restaurante Popular João Bosco Murta Lages, localizado no prédio da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), alcançou o número de mais de um milhão de refeições servidas.

O aniversário foi comemorado no dia 19 de agosto de 2009.
Mantido pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal Adjunta de Abastecimento, o Restaurante está aberto de segunda à sexta-feira, de 7h às 8 horas, para o café da manhã, e de 11h às 13h45 para o almoço.

Com capacidade para 120 pessoas sentadas, o salão do Restaurante serve, em média, 1.300 refeições diárias.
O Restaurante Popular é um programa social importante, de segurança alimentar.


Betinho Duarte , presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte teve visão para implantar o restaurante da PBH na Câmara, que oferece, há cinco anos, comida de qualidade a preço acessível.

Betinho Duarte explicou como surgiu a idéia de implantar uma unidade do Restaurante Popular na Câmara.
A questão social sempre foi preocupação nossa. Existem milhares de pessoas passando fome.
Além disso, a Câmara fica próxima a uma escola pública, à um quartel da Polícia Militar, duas favelas , final de ponto de onibus e do Hospital Mário Pena que trata de pessoas com câncer.

Quando implantamos o Restaurante, pensamos nessas pessoas e nos funcionários terceirizados, que possuem salários menores, que traziam marmita de casa, comentou.

Pioneirismo

Ainda, de acordo com Betinho Duarte, o Restaurante Popular possui um efeito multiplicador, porque ampliou o trânsito de pessoas na Casa que além de conhece-la podem apresentar suas reivindicações e sugestões.
A Câmara Municipal de Belo Horizonte é a primeira e única no país a abrigar um restaurante popular.
Procuramos dar continuidade ao serviço oferecido e verificamos a necessidade de melhorar o atendimento, duplicando o número de refeições, de 600 para 1.200 por dia.


Aqui é oferecida alimentação balanceada, atendendo assalariados que enfrentam diversas dificuldades.

Alcely Viana Costa, coordenadora do Núcleo de Cidadania da Câmara, setor responsável pelo Restaurante Popular, destacou que o projeto é um sucesso, porque, além de dar à população a chance de fazer uma refeição balanceada, o trabalhador acaba tendo um ganho salarial, porque o dinheiro, antes gasto com alimentação passa a ser economizado e, no final do mês pode ser utilizado na compra de uma cesta básica.
O Restaurante, além de proporcionar comida balanceada, saudável, nutritiva, a preços mínimos, oferece um ganho salarial, porque o trabalhador economiza com a comida, explica Alcely.

A população abraçou, positivamente, o Restaurante Popular e o Núcleo de Cidadania. Trabalhar desse jeito, com esse retorno é gratificante, completa a coordenadora.

sábado, 7 de agosto de 2010

DIA NACIONAL CONTRA A BAIXARIA NA TV - 21 de OUTUBRO
















No dia dedicado ao combate à baixaria na TV, a coordenadora do projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, Isabela Henriques, afirmou que o fim do programa Eu Vi na TV, apresentado por João Kleber, que era exibido pela Rede TV, foi um marco do sucesso da campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania, que hoje (18/2009) completa quatro anos.

Apesar das conquistas, observa Isabela, é preciso que a sociedade participe mais do debate sobre o que é exibido na TV brasileira. “Em quatro anos, o movimento conseguiu muitas vitórias, como a retirada do programa de João Kleber. Foi um marco histórico”, disse a coordenadora do projeto Criança e Consumo, durante debate promovido pelas rádios Nacional e Nacional da Amazônia.

De acordo com a coordenadora do Instituto Alana - organização sem fins lucrativos que tem como missão fomentar e promover a assistência social, a educação, a cultura, a proteção e o amparo da população em geral - o programa de João Kleber exibia cenas de nudez e colocava telespectadores e participantes em situações constrangedoras. “Os anunciantes se conscientizaram e isso foi um ponto muito importante. A questão do financiamento chama muita atenção e o que aconteceu em relação ao programa foi muito importante, porque os anunciantes acabaram percebendo, naquele momento, que eles estavam participando e valorizando a baixaria”, argumentou.

Ainda temos muita baixaria, mas é importante ressaltar que existem jornais e veículos responsáveis. Sem dúvida, na TV, temos muitos programas que são apelativos, que expõem as pessoas e o público. A sociedade precisa se envolver no debate e exigir uma programação que tenha menos baixaria e seja mais responsável.

Isabela Henriques

Professor sugere criação de prêmio para bons programas de TV
Mais importante do que apontar os programas que promovem a baixaria na televisão é dar destaque às iniciativas bem-sucedidas e que procuram valorizar a programação. A avaliação é do jornalista e professor da Universidade de Brasília (UnB) Luiz Martins da Silva, que participou de debate promovido pelas rádios Nacional e Nacional da Amazônia, em comemoração ao quarto ano da campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania.

Para Martins, a maior divulgação dos bons programas terá um efeito pedagógico positivo perante à sociedade. “Ficamos muito preocupados em apontar as baixarias, há até o ranking da baixaria, mas falta alguma coisa para indicar os bons exemplos”, disse.

“Precisamos encontrar meios de salientar também o que é o bom exemplo. Em termos de didática, o mais difícil de levar às salas de aula são os bons trabalhos”, completou Martins, que sugeriu que fosse criado uma premiação nos moldes do prêmio Helder Câmara de Imprensa, que homenageia boas produções da televisão, rádio e jornais.

Brasil precisa criar órgão para fiscalizar programação das TVs, defende ouvidor da EBC
Para melhorar a qualidade dos programas exibidos na televisão brasileira o país precisa criar um órgão regulador com a função de mediar os interesses da sociedade e das emissoras. A avaliação é do ouvidor da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o jornalista Laurindo Lalo Leal.

Em debate promovido pelas rádios Nacional e Nacional da Amazônia sobre a campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania, Lalo disse que o país não possuiu instrumentos jurídicos para fiscalizar o conteúdo das emissoras de televisão.

Não temos instrumentos [legais]. Infelizmente, com exceção das emissoras não comerciais, a maioria das grandes emissoras funciona de acordo com o mercado. Aqueles programas que dão mais audiência são colocados no ar e não há, para obtenção da audiência, outros critérios que não aqueles que buscam audiência a qualquer preço. As pessoas, às vezes, esquecem que é um serviço público que precisa ser acompanhado pela sociedade para que ele mantenha, de alguma forma, um nível de qualidade.

Lalo

Para ele, o Brasil precisa seguir exemplo de países da Europa e também dos Estados Unidos, que possuem órgãos reguladores para acompanhar o que é veiculado nas empresas que possuem concessões públicas de comunicação.

É necessário que a sociedade se organize e a companha é um bom exemplo disso. É preciso que as pessoas se organizem para, de alguma forma, conquistar no início do século 21 algo que sociedades democráticas consolidadas, como nos Estados Unidos e na Europa, já fizeram no meio do século passado, que foi a criação de órgãos reguladores. Apesar do temor dessa palavra [reguladora], não se pode fugir dela. [Tem que se criar] um órgãos democrático, com a participação ampla e diversificada da sociedade para que se possa estabelecer, não controlar, uma mediação entre o público e os concessionários de comunicação. Sentir o pulsar da sociedade, saber o que ela precisa e fazer com que isso chegue aos veículos de comunicação. O Brasil está muito atrasado em relação a isso.

ENTIDADES QUE APOIAM CRIANÇAS

Aliança pela Infância
www.aliancapelainfancia.org.br

ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância
www.andi.org.br

Campaign For A Commercial-Free Childhood
www.commercialexploitation.org

Campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania
www.eticanatv.org.br

Campanha Ética na TV
www.eticanatv.org.br


Comunicação e Cultura
www.comcultura.org.br

Conectas
www.conectas.org

Criança Segura
www.criancasegura.org.br


Escritório Modelo PUC-SP
www.pucsp.br

Fundação Víctor Civita
www.fvc.org.br

Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
www.idec.org.br

Instituto Akatu
www.akatu.org.br

Instituto Pro Bono
www.probono.org.br

Intervozes
www.intervozes.org.br

MEF - Media Education Foundation
www.mediaed.org

Movimento Propaganda Sem Bebida
www.propagandasembebida.org.br

MULTIRIO - Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro
www.multirio.rj.gov.br/portal

NISAN - Núcleo Interdepartamental de Segurança Alimentar e Nutricional / UNIFESP
www.unifesp.br/nucleos/nisan

PRO TESTE - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor
www.proteste.org.br

Rio Mídia - Centro Internacional de Referência em Mídias para Crianças e Adolescentes
www.multirio.rj.gov.br/riomidia

Screen Time Awareness
www.screentime.org

UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz
www.prefeitura.sp.gov.br/umapaz

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

VITÓRIA CONTRA O McDONALD's



VITÓRIA INÉDITA , PRIMEIRA E ÚNICA NO MUNDO INTEIRO CONTRA O McDONALD's
Betinho Duarte obteve a vitória da ação representada pelo Procurador da República em Minas Gerais , Dr. Fernando de Almeida Martins contra a rede de lanches McDonald’s, que teve de passar a informar, nas embalagens de seus produtos, o valor nutricional dos lanches que comercializa, sob pena de multa de R$500,00 a cada produto vendido. A vitória representou ganho de pontos na luta contra a obesidade, problema já então alçado à esfera da saúde pública, haja vista acarretar inúmeros outros males e atingir presentemente cerca de 40% da população brasileira, inclusive crianças. Representou, ainda, um alerta contra a mudança dos hábitos alimentares tradicionais dos brasileiros, que cada vez mais estão aderindo ao consumo de alimentos industrializados, ricos em gorduras e pobres em nutrientes.

FERIDAS QUE NÃO CICATRIZAM




Hiroshima, no Japão, sediou hoje uma cerimônia para lembrar o 65º aniversário do lançamento da primeira bomba atômica da história mundial. Apenas três dias depois, uma nova bomba seria lançada – dessa vez em Nagasaki. Ao todo, foram mais de 300 mil pessoas mortas e a destruição total das duas cidades, deixando o país arrasado e chocando o mundo com o potencial mortífero desse tipo de arma.

Hoje, milhares de pessoas se concentraram na Praça da Paz de Hiroshima, às 8h15, exata hora em que, em 1945, a bomba foi jogada. Pela primeira vez a tradicional cerimônia foi assistida por um representante dos Estados Unidos e pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

O Greenpeace relembra o aniversário este ano com trabalhos junto ao escritório israelense, aproveitando a ocasião para não só relembrar o sofrimento das vítimas das bombas atômicas, mas também pressionar por um Oriente Médio livre de armas de destruição em massa.

As bombas de Hiroshima e Nagasaki só puderam ser produzidas com conhecimentos obtidos a partir do primeiro reator nuclear do mundo. É grande a proximidade entre a utilização de energia nuclear para fins energéticos e fins militares ou bélicos. A ameaça nuclear (energética ou militar) é um perigo desnecessário e caro. “Hiroshima é exemplo de quão perigosa pode ser a tecnologia nuclear. A linha entre a utilização militar e civil da fissão nuclear é tênue e quase inexistente. Quanto mais se aposta na utilização da energia nuclear, mais se aumenta a probabilidade de que outras Hiroshimas aconteçam. É preciso parar antes que seja inevitável”, afirma André Amaral, coordenador da campanha de nuclear do Greenpeace Brasil.

“A produção de energia nuclear é tão perigosa quanto a bomba em si. Aliás, trata-se do mesmo processo, que nos reatores é contido. Acidentes em usinas, nas minas de urânio, durante o transporte de material radioativo ou em qualquer fase de produção do combustível necessário para a geração de eletricidade nos reatores são extremamente perigosos, podendo levar a contaminação de milhares de pessoas e do meio ambiente, trazendo um legado que poderá perdurar por gerações.”, completa.

No Brasil, a Associação Paulista de Medicina promoveu no dia 02 de agosto, em São Paulo, uma cerimônia em memória das vítimas da bomba e também a abertura de uma exposição, que vai de 03 de agosto a 30 de setembro, com fotografias que contam a história das cidades – do lançamento das bombas até os dias atuais. Saiba mais aqui.

Em 1973 Vinícius de Moraes escreveu um poema sobre o tema, que se tornou muito conhecido. Confira:

Rosa de Hiroshima

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa, sem nada



Postado por dbambace - 6 ago 2010 às 13:00

FANTASTICO

Fabuloso o que o mundo da informática consegue fazer !!!Abra o site
abaixo e você vai ver uma pessoa. Passe o mouse em volta da cabeça do
personagem e tanto os olhos como a cabeça do personagem vão acompanhar
os movimentos Ela vai pronunciar tudo o que você escrever. Escreva
uma palavra ou um texto no espaço à esquerda, usando pontuação (. , ?)
e clique em 'say it', o personagem vai falar o que você escreveu no
idioma e no sotaque escolhidos...

http://www.oddcast.com/home/demos/tts/tts_example.php

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

CONTRA APEDREJAMENTO DE MULHERES

Caros amigos,
A pressão internacional livrou a iraniana Sakineh Ashtiani do apedrejamento, mas ela ainda poderá ser enforcada. O Irã quer recusar a oferta de asilo oferecida pelo Presidente Lula, mas se ele se comprometer a negociar com o Irã, ele poderá salvar a vida de Sakineh -- envie uma mensagem para o Lula peça para ele não desistir até que a Sakineh seja salva:
Graças à comoção no Brasil e o mundo, o Presidente Lula ofereceu asilo à Sakineh Ashtiani, a mulher iraniana condenada à morte por apedrejamento. Porém hoje de manhã o governo iraniano insinuou que a oferta seria rejeitada.

O governo do Irã ouve o Lula. Se ele se comprometer a fazer o que for preciso, ele poderá salvar a Sakineh. E nós sabemos que o Lula ouve a opinião pública, na semana passada, a comoção popular fez ele mudar de idéia e oferecer asilo à Sakineh.

As nossa vozes podem ajudar a salvar a vida de Sakineh e trazer esperança para as pessoas condenadas ao apedrejamento. Clique abaixo para enviar uma mensagem para o Presidente Lula pedindo para ele não desistir e negociar com o Irã até que a Sakineh seja salva.

http://www.avaaz.org/po/lula_salve_sakineh/?vl

Sakineh foi condenada à morte por apedrejamento por supostamente ter tido relações com outros homens... anos após a morte de seu marido. Seus dois filhos lançaram uma campanha para salvá-la, gerando uma repercussão internacional. Com a pressão, o governo iraniano decidiu revocar o apedrejamento, porém ainda querem executá-la por enforcamento.

Devido ao esforço por uma diplomacia paciente com o Irã, o Presidente Lula é a única pessoa que poderá salvar a Sakineh. Após ele ter recusado intervir, cidadãos brasileiros se mobilizaram pela Internet para defender a Sakineh, como resultado alguns dias atrás ele mudou de opinião e ofereceu asilo a ela. Após a intervenção do Lula, o governo iraniano começou a tratar melhor a família de Sakineh.

Um porta-voz iraniano afirmou que o Lula estava mal informado sobre o caso, porém esta não parece ser a palavra final do governo iraniano sobre a proposta de asilo. O Irã poderá tomar uma decisão sobre a execução de Sakineh ainda esta semana. Não temos muito tempo – vamos enviar uma mensagem clara para Lula insistir na libertação da Sakineh:

http://www.avaaz.org/po/lula_salve_sakineh/?vl

A luta da Sakineh trouxe o apedrejamento para os holofotes da mídia internacional pela primeira vez em anos. Se nós nos agirmos agora, poderemos provar que o mundo não aceita estas práticas brutais, e não somente poderemos também salvar uma vida, como daremos esperança para as outras 15 pessoas aguardando a morte por apedrejamento no Irã e todos aqueles aguardando uma execução injusta em presídios mundo afora. Vamos agir enquanto há tempo para garantir que o Brasil cumpra a sua responsabilidade de proteger os direitos humanos, seja onde for.

Com esperança,

Ben, Graziela, Maria Paz, Ricken, Alice e toda a equipe Avaaz

Leia mais:

Lula propõe a Irã receber no Brasil condenada a apedrejamento:
http://g1.globo.com/politica/noticia/2010/07/lula-propoe-ira-receber-no-brasil-condenada-apedrejamento.html

Internautas fazem campanha "Liga Lula" contra apedrejamento de iraniana:
http://noticias.r7.com/internacional/noticias/campanha-pede-que-lula-interceda-por-iraniana-condenada-a-morte-20100727.html

Irã diz que Lula é emotivo e tem pouca informação sobre iraniana condenada:
http://www.abril.com.br/noticias/mundo/ira-diz-lula-emotivo-tem-pouca-informacao-iraniana-condenada-584092.shtml

VOTE CERTO NAS PROXIMAS ELEIÇÕES

http://www.repolitica.com.br

O que é a Repolítica?
Repolítica é uma ferramenta que te ajuda a votar melhor.
Funciona assim: você define o perfil do seu político ideal fazendo o teste do candidato. Com base nas suas preferências o site encontra o político que melhor te representa. Entenda melhor.

As sugestões do site resultam do cruzamento da opinião da comunidade, que avalia ética, ideologia e prioridades do político, com dados da Transparência Brasil e do TSE, que exibem questões como ficha criminal e projetos apresentados.

Ajude a melhorar o voto de outros eleitores.
Respondendo perguntas simples no perfil de cada político, você contribui para destacar os melhores, denunciar os corruptos e apresentar ao mundo aqueles que só você conhece.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

CUBA

http://www.cubaviva.com.br

Links
ICAP (Instituto Cubano de Amistad con los Pueblos)

Solidariedade do Chile

Granma (Em português)

http://Cuba Notícias

http://Prensa Latina


http://josemartirj.webnode.com// (RJ)

http://www.cincoherois.com.br/ (Comitê Baiano pela Libertação dos Cinco Herois Cubanos)

http://soucuba.blogspot.com/ (BA)

DEZ POR HORA - Júlio Resende

http://www.dezporhora.org

IRÃ MOSTRA DISPOSIÇÃO EM ACEITAR OFERTA DE LULA SOBRE MULHER CONDENADA

Parentes de Sakineh Mohammadi Ashtiani, iraniana condenada por adultério e sentenciada à morte por apedrejamento, afirmam que o regime de Teerã prometeu resolver caso ainda esta semana após presidente brasileiro oferecer País como refúgio
Amizade. Lula e Ahmadinejad durante visita ao Teerã: Brasil é um dos principais aliados do Irã
TEERÃ
O governo do Irã indicou ontem disposição em aceitar a oferta feita pelo presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que no sábado disse que o Brasil poderia receber a iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada à morte por apedrejamento.

A proposta de Lula fez com que a imprensa oficial divulgasse, pela primeira vez, detalhes da história de Sakineh e deu esperança para a família da condenada, que antes vinha denunciando abuso das autoridades na condução do caso.

Isolado do restante do mundo, o regime de Teerã pareceu disposto a atender ao pedido do Brasil, um importante aliado que já foi criticado por defender o programa nuclear iraniano e trabalhar contra a aprovação de novas sanções da ONU ao país.

De acordo com Sajad, filho de Sakineh, funcionários do governo lhe telefonaram momentos depois de Lula fazer as declarações, afirmando que o caso de sua mãe seria resolvido ainda esta semana. "Acho que o Irã não pode ignorar o Brasil como fez com outros países", disse Sajad, em referência aos diversos apelos feitos pela comunidade internacional pedindo o perdão de Sakineh. "É muito importante que o Brasil, um dos aliados mais importante do Irã no mundo, tenha oferecido um refúgio para minha mãe."

Sajad ainda afirmou que espera que a Turquia, outro importante parceiro do Irã, junte-se ao Brasil para resolver o problema. "Nenhum outro país do mundo tem a influência que o Brasil e a Turquia têm sobre o Irã agora."

Sakineh, de 43 anos, é mãe de dois filhos e foi condenada em 2006 a 99 chibatadas por ter "relações ilícitas" com dois homens. Uma outra corte retificou a condenação para "adultério" e a sentenciou à morte por apedrejamento - prática oficializada em 1983 no Código Penal do país persa.

Imprensa. Até agora, a imprensa iraniana vinha ignorando o caso da condenada. A intervenção de Lula, porém, fez com que a agência de notícias oficial Fars noticiasse a história, afirmando que Sakineh havia sido condenada por adultério e depois sentenciada à morte por apedrejamento, expressão normalmente censurada no país. / THE GUARDIAN

02 de agosto de 2010 0h 00