terça-feira, 22 de dezembro de 2009

CULTURA DIGITAL - FORUM DA CULTURA DIGITAL BRASILEIRA

http://culturadigital.br/

O Programa

Desde 2003, o Ministério da Cultura Brasileiro tem trabalhado em programas que buscam capacitar produtores culturais e artistas no uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) e em ações que objetivam qualificar o uso da rede mundial de computadores.
Os
Pontos de Cultura, equipados com aparelhagem multimídia e conexão à Internet, são a iniciativa mais aparente desse processo, mas vale destacar outras ações importantes como o 1º Concurso de Idéias Originais e Demos de Jogos Eletrônicos; os eventos do Cultura & Pensamento com transmissão ao vivo pela Internet, desde 2006; o Fórum de TVs Públicas, contagiado pela utilização da web como efetivo instrumento de facilitação para o acompanhamento remoto e para o debate online em tempo real e o Seminário Internacional sobre Diversidade Cultural, que destacou a questão da cultura digital.
É também preciso destacar os processos de reorganização institucional, como o que ocorreu em 2008 com a
Secretaria do Audiovisual (SAV),anteriormente dedicada especificamente ao cinema e à televisão e hoje readaptada para formular políticas paras as novas mídias e os jogos eletrônicos. Nesse sentido, a criação da gerência de Cultura Digital na Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, no final de 2008, é um marco definitivo.
Essa nova gerência tem a responsabilidade de, com apoio de gestores públicos, acadêmicos e ativistas, formular uma política de cultura digital para o Brasil, o que deu origem ao programa culturadigital.br.
As idéias-força que orientam a concepção dessa política são:


1. a adoção de novos dispositivos e aparatos tecnológicos de transferência e depósito da informação influencia, cada vez mais, os fenômenos culturais contemporâneos.

2. a digitalização e as possibilidades de colaboração em rede representam uma profunda alteração nos processos de produção, reprodução, distribuição e armazenamento dos conteúdos simbólicos.

3. essa mudança de paradigma impacta direta ou indiretamente os modos de organização das cadeias econômicas que circundam as expressões culturais e os valores estéticos.

4. a era digital da cultura passa a exigir políticas integradas que possam reverberarnos distintos domínios dos saberes e das práticas sociais criativas.
Para estruturar essa política, alguns objetivos foram traçados. Durante as nossas conversas, neste espaço virtual, eles devem ser avaliados e alterados quando a coletividade julgar necessário.

A. Qualificar o papel do Estado brasileiro por meio de uma política pública de universalização do acesso à cultura e ao conhecimento no meio digital;

B. Formular uma estratégia nacional para conectividade (em banda larga) de tod@s os cidadãos;

C. Afirmar e garantir os direitos digitais e consolidar a esfera do comum (público, não estatal) no ambiente digital;

D. Garantir meios e instrumentos para a plena expressão digital da diversidade cultural e regional brasileira;

E. Identificar e articular as melhores práticas locais, regionais, nacionais e internacionais emergentes para promoção da cultura digital;

F. Formular uma ampla política de digitalização da memória e da história em suas diversas expressões linguísticas, orais, visuais e étnicas;

G. Formular diretrizes para a reformulação de marcos legais.
A partir do início de 2009, com a efetiva aliança entre o
Ministério da Cultura e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, essa política ganhou novos contornos, entre elas a proposta de realização do 1º Fórum da Cultura Digital Brasileira.

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