http://blog.planalto.gov.br
Como vai a Inclusão Digital no Brasil?
Depois do festejado discurso sobre software livre e liberdade na rede feito por Lula no FISL10, que já está rodando o mundo em várias línguas, é hora de prestarmos atenção no elemento fundamental por trás de toda a movimentação em rede: A Inclusão Digital.
Inclusão digital é muito mais do se levar uma pessoa até um computador e dizer “Mexe aí, meu amigo”. Vai além também de apenas se ensinar a pessoa a usar alguns programas para que ela não fique tão para trás nas seleções de emprego. Inclusão digital de verdade é trazer a pessoa para a rede, ensiná-la a navegar, se expressar, conversar, produzir e publicar sua produção. E é assim que pensam mutas das iniciativas de inclusão digital do governo brasileiro.
O Portal de Inclusão Digital do Governo Federal encontramos links para dados muito interessantes sobre a inclusão digital no Brasil, disponíveis no Observatório Nacional de Inclusão Digital (ONID). Você sabia, por exemplo, que no Brasil temos 5.267 telecentos, uma média de 3,1 telecentros para cada cem mil habitantes? Sabia também que as pesquisas realizadas apontam que em quase metade destes telecentros estão produzindos algum tipo de conteúdo, sendo que 47% do conteúdo de áudio e 35% do conteúdo de imagem e vídeo produzidos com software livre? O site do ONID também disponibiliza um mapa interativo dos telecentros do Brasil, no qual se pode encontrar os telecentros de uma região e até descobrir se certa cidade já possui ou não um telecentro.
Além disso, o Portal de Inclusão Digital também nos fala de vários programas públicos e de parceria entre o governo e a sociedade, todos visando a inclusão digital entre seus objetivos. Entre os mais destacados, encontramos o Programa Cultura Viva, responsável pelos Pontos de Cultura do Ministério da Cultura, o programa Territórios Digitais, que provê pontos de acesso em regiões rurais remotas do país, e o programa GESAC, campeão em número de telecentros no Brasil.
Os Pontos de Cultura do programa Cultura Viva dão ferramentas e apoio técnico e logístico para projetos culturais locais, potencializando a produção e difusão cultural brasileira. Segue um trecho da apresentação do programa no site do Cultura Viva:
“O Programa Cultura Viva contempla iniciativas culturais que envolvem a comunidade em atividades de arte, cultura, cidadania e economia solidária. Essas organizações são selecionadas por meio de edital público e passam a receber recursos do Governo Federal para potencializarem seus trabalhos, seja na compra de instrumentos, figurinos, equipamentos multimídias, seja na contratação de profissionais para cursos e oficinas, produção de espetáculos e eventos culturais, entre outros.
Esta parceria entre Estado e sociedade civil é o Ponto de Cultura, que recebe a quantia de R$ 185 mil reais, divididos em cinco parcelas semestrais. Atualmente, há mais de 650 Pontos de Cultura espalhados em todo o território brasileiro. Esses Pontos de Cultura foram selecionados por meio de editais – já foram publicados quatro desde 2004 – e por meio das Redes de Pontos de Cultura. Ao lado dos Pontos de Cultura, o Programa Cultura Viva integra outras quatro ações:
Cultura Digital,
Agente Cultura Viva,
Griô e
Escola Viva.”
Já o programa Territórios Digitais, uma realização do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (ambos com sites bem bacanas!), está instalando pontos de acesso à internet em assentamentos, escolas agrícolas, comunidades tradicionais, sindicatos e Casas Familiares Rurais.
Segundo o site do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural:
“O projeto Territórios Digitais faz parte do Programa Territórios da Cidadania. O Territórios Digitais consiste na implantação de Casas Digitais – espaços públicos e gratuitos com acesso a computadores e internet – em assentamentos, escolas agrícolas, comunidades tradicionais, sindicatos e Casas Familiares Rurais. Em 2008, serão alcançados os primeiros Territórios da Cidadania. A partir de 2009 e até 2010, a meta do projeto é ter Casas Digitais nos 120 territórios do Programa.
O objetivo do Territórios Digitais é disponibilizar acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação para aprimorar os processos de gestão da produção; o controle social das políticas públicas; o acesso à informação; e a formação de rede de troca de experiências.”
Por fim, mas de forma nenhuma com menos importância, temos o campeão em instalação de telecentros no Brasil: o GESAC – Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão. Segundo o Portal de Inclusão Digital:
“O Gesac garante conexão via satélite à Internet a escolas, telecentros, ONGs, comunidades distantes e bases militares fronteiriças, além de oferecer serviços como conta de e-mail, hospedagem de páginas e capacitação de agentes multiplicadores locais, contando hoje com 3.530 pontos de presença atendendo cerca de 2.200 municípios brasileiros. É parceiro de diversos programas de inclusão digital do Governo. A próxima fase do programa prevê a instalação de 11.919 pontos de conexão à Internet via satélite. Serão atendidos locais que não possuem conexão por ADSL, escolas públicas rurais e telecentros montados a partir dos kits encaminhados pelo Ministério das Comunicações a prefeituras de todo o país.”
O Brasil tem hoje mais de 62 milhões de pessoas conectadas à rede — mais gente do que a população de países como a Itália e a França — e isso só foi possível por conta dos esforços conjuntos da sociedade e do governo para trazer a parte da população antes excluída para dentro da rede, e dar a ela ferramentas e conhecimento para conversar, se organizar e criar. Se hoje o presidente festeja a criatividade brasileira na rede, é porque há muitos anos vem trabalhando em prol da inclusão digital — que é uma parte indispensável da luta para se diminuir os abismos sociais do país.
Artigos relacionados
Portugal Telecom diz a Lula que apóia inclusão digital no Brasil
Inclusão digital, prioridade que beneficia a educação e a economia
Em Piraí (RJ), Lula conhece o futuro digital
http://blog.planalto.gov.br
O Blog do Planalto é do Presidente da República?
Não, o Blog do Planalto é um canal de comunicação da Presidência da República com a sociedade.
Qual o objetivo do Blog do Planalto?
Produzir e disponibilizar informações do cotidiano da Presidência diretamente a um público que cada vez mais vem se informando pelas novas mídias que gravitam em torno da internet. Acompanhar de perto os eventos e atos da Presidência e a agenda do Presidente da República, oferecendo aos internautas a melhor informação e maior agilidade possíveis. Divulgar informações que ajudem a compreender melhor as ações, programas e políticas governamentais.
O presidente vai escrever no Blog do Planalto?
O presidente vai se manifestar no Blog do Planalto, por meio de textos, áudios e vídeos, mas a administração do Blog não será feita por ele pessoalmente.
O Blog do Planalto será um veículo de informações oficiais do governo?
Não, o governo continuará se manifestando oficialmente por meio do Diário Oficial da União, notas e comunicados de seus órgãos e declarações de seus devidos representantes. O Blog do Planalto será um observador da Presidência da República por um ângulo diferenciado.
Quem faz o Blog do Planalto?
A equipe do Blog do Planalto é composta por seis pessoas: um editor, três repórteres/redatores, um web designer e um programador, todos vinculados à Secretaria de Imprensa ou cedidos por outros órgãos da Presidência da República.
Como a equipe foi escolhida?
Foram indicados por blogueiros e ativistas das mídias sociais e passaram por análise de currículos e entrevistas.
O Blog do Planalto terá área para comentários?
Não. A princípio, o Blog do Planalto não terá área de comentários. Há dificuldades práticas para administrar essa interatividade.
Como se dará a interação entre o público e o Blog do Planalto?
Estamos estudando algumas formas, como enquetes e relacionamento com outros blogs, e vamos implementar na medida em que o projeto for se consolidando.
O Blog do Planalto estará em redes sociais como orkut, twitter, facebook, youtube e outros?
Pretendemos usar o maior número de ferramentas das novas mídias sociais, mas estamos dando um passo de cada vez.
Qual a necessidade de a Presidência da República ter um blog?
O brasileiro está cada vez mais familiarizado com a internet e está entre os que mais acessam sites no mundo. Além dos tradicionais portais de notícias, as redes sociais e blogs estão cada vez mais populares. A Presidência da República está apenas se adaptando a essa nova realidade.
O Blog do Planalto será uma ferramenta de confronto com a imprensa?
O Blog do Planalto não pretende entrar em conflito com a imprensa ou quem quer que seja. Mas a Secretaria de Imprensa da Presidência utilizará seus canais de comunicação para fazer os esclarecimentos que julgar necessários quando forem divulgadas informações equivocadas, fora do contexto ou incorretas.
A imprensa poderá ter acesso ao Blog do Planalto?
É claro. O Blog do Planalto está vindo se somar a muitos outros mecanismos de divulgar informações que a Secretaria de Imprensa da Presidência já coloca à disposição dos órgãos de comunicação e do público em geral, como os programas de rádio Café com o Presidente, Bom Dia Ministro, Brasil em Pauta e Voz do Brasil, as transmissões ao vivo de eventos por meio da TVNBR e a coluna semanal para jornais O Presidente Responde. Na internet, a Secretaria de Imprensa tem uma página que oferece informações especialmente para a imprensa (clique aqui). O Blog do Planalto não está chegando para substituir nada, ele vem para acrescentar um canal na rede de informações do governo.
Quais as ferramentas e aplicações usadas no desenvolvimento do Blog do Planalto?
Estamos utilizando o publicador Wordpress, incrementado com diversos plugins (complementos) para conteúdos multimídia e interatividade. Temos um programador colaborando diretamente com a comunidade do Wordpress e produzindo software livre que poderá ser utilizado por outros órgãos governamentais e por qualquer pessoa na Internet.
Como o Blog do Planalto se integra a outros portais de informação do governo?
Por meio de links diretos, citações ou republicação de conteúdos, e potencialmente por meio de ferramentas agregadoras de feeds (como RSS) e outros formatos de dados. A equipe do Blog do Planalto também cultiva uma interação crescente com as assessorias de comunicação dos órgãos governamentais para qualificar a apuração dos conteúdos publicados.
Artigos relacionados
Vote aqui:
Blogue sobre isto »
Respostas em blogs: 0
Assuntos
América do Sul
clima
cop 15
Copenhague
crise econômica
desenvolvimento
economia
educação
energia
esporte
habitação
investimentos
meio ambiente
mudanças climáticas
obras
ONU
PAC
petróleo
pré-sal
Rio 2016
Ver todos os assuntos
Ver destaque no caderno
Ver os destaques do caderno anteriores
Imagens do blog
Imagens da viagem presidencial à Europa: Cúpula Ibero-americana, Ucrânia e Alemanha
Ver galeria de fotos
Vídeos do blog
Trecho do Café com o Presidente (21/12): Conferência da ONU sobre Mudança Climática
Ver galeria de vídeos
Áudios do blog
Bom Dia Ministro com o ministro Celso Amorim
Baixar arquivo mp3
Ver galeria de áudios
Discreta lente
As curiosidades do dia-a-dia da Presidência da República. Por Ricardo Stuckert.
Não podemos perder esta oportunidade
Do papel ao alumínio
Tensão pré-estreia
Ver todas as curiosidades
Enquetes anteriores
Mais acessados
Brasil vai discutir clima em Copenhague com 'força olímpica'
Bem-vind@s!
Viva a nova Independência!
Recorde de universidades
Curto-circuito provocado por raios, chuvas e ventos causou blecaute
Links
Caderno Destaques
Portal da Transparência
Marco Regulatório do Pré-sal
PAC
Gripe Influenza A (H1N1)
Bolsa Família
TV NBR ao vivo
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário