O ex-deputado estadual e atual subsecretário de Direitos Humanos de Minas Gerais, João Batista de Oliveira, morreu na noite deste domingo (13), aos 56 anos, em Belo Horizonte.
Ele estava internado no Hospital das Clínicas e a causa do falecimento foi insuficiência renal e hepática.
O velório acontece no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais até as 15h30 desta segunda-feira (14). Às 17 horas, ele será cremado no Parque Renascer (Contagem).
Nascido em 27 de junho de 1953, em Aimorés, Vale do Rio Doce, João Batista teve sua trajetória política ligada aos direitos humanos.
Foi vereador na capital mineira por três mandatos consecutivos, de 1983 a 1994.
Esteve na ALMG por duas legislaturas (1995/1999 e 1999/2003), período em que chegou a presidir comissões especiais e permanentes, entre elas a da Loteria Mineira e a de Política Agropecuária e Agroindustrial. Também esteve à frente da CPI do Preço do Leite.
Militante desde a década de 70 do Movimento das Pessoas com Deficiência, atuou na Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Belo Horizonte e foi autor do primeiro projeto de lei que dá direito de transporte gratuito às mães e acompanhantes de crianças com deficiência em deslocamentos para fins de reabilitação, tratamento e escolarização.
Atuou no Movimento do Sem-Casa, de Belo Horizonte, além de exercer outras atividades voltadas para os direitos humanos.
João Batista também era comerciante e produtor rural.
Integrou ainda a Assembléia Metropolitana; o Conselho Municipal de Habitação em Belo Horizonte; presidiu o Conselho Deliberativo da Associação Mineira de Paraplégicos.
Maristela Bretas - 14/12/2009 13:19 CRISTIANO COUTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário