terça-feira, 22 de dezembro de 2009

INSTITUTO ALANA

http://www.alana.org.br/

O Instituto Alana é uma organização sem fins lucrativos criada em 1994 que tem como missão fomentar e promover a assistência social, a educação, a cultura, a proteção e o amparo da população em geral, visando a valorização do homem e a melhoria da sua qualidade de vida, conscientizando-o para que atue em favor de seu desenvolvimento, do desenvolvimento de sua família e da comunidade em geral, sem distinção de raça, cor, posicionamento político partidário ou credo religioso.É também incumbência do Instituto desenvolver atividades em prol da defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes relacionadas a relações de consumo em geral, bem como ao excessivo consumismo ao qual são expostos.Fruto de uma iniciativa social das pessoas físicas, ele conta com estrutura e gestão profissionalizadas e tem dois projetos principais para realizar a missão a que se propõe: o Espaço Alana e o Criança e Consumo.O Instituto Alana não tem a intenção de ocupar as lacunas deixadas pelo Estado no atendimento a comunidades carentes. Tanto que está entre seus objetivos o auxílio às comunidades onde atua para que se organizem pela reivindicação dos serviços e assistências a que têm direito para o exercício da plena cidadania. Ao mesmo tempo, oferece, por meio de ações do Espaço Alana, atividades que complementam e se somam às ações públicas nas áreas de educação, cultura e saúde.Da mesma maneira, o Instituto não visa acabar com as práticas comerciais. No entanto, persegue mudanças de paradigmas na sociedade, propondo alterações nas relações de consumo, fortalecendo valores humanísticos hoje tão menosprezados. A partir do Criança e Consumo introduz discussões sobre cidadania, participação social e qualidade de vida, levando informação crítica aos pais e educadores, instruindo-os sobre os malefícios do exagerado consumismo infanto-juvenil.

Diretoria Presidente:
Ana Lucia de Mattos Barretto Villela

Vice-Presidente: Alfredo Egydio Arruda Villela Filho

Vice-Presidente: Marcos Bessa Nisti

Tesoureiro: Daniel Vieira da Costa

Conselho Consultivo

A principal tarefa do Conselho Consultivo é opinar sobre a missão, visão e diretrizes do Instituto, propondo novas ações para a equipe. Com isso, o Conselho auxilia o Instituto a seguir uma linha mestra para suas atividades de acordo com o disposto em seu Estatuto Social.

Integram este grupo:

Carlos Alberto Libânio Christo (Frei Betto)

Claudia Leme Ferreira

DavisMaria Lúcia Zoega de Souza

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal tem como atribuições acompanhar, examinar e

fiscalizar as operações financeiras e patrimoniais do Instituto.

São conselheiros fiscais do Instituto:

Alberto Dias de Mattos Barretto

Cláudio Lins Ventura

Eduardo Marchetti Rios Henri Penchas

PARCEIROS

Com o objetivo de prevenir situações de risco, o Instituto Alana trabalha juntamente com a rede de serviços sócio-assistenciais, através do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, além do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.Acreditamos que um trabalho articulado fundamenta o princípio de proteção pró-ativa, assegurando ao usuário o convívio, a autonomia e o protagonismo social. Desta forma, temos como parceiras instituições culturais, de saúde, educacionais, lazer, entre outras, que garantem os direitos de cidadania assegurados por lei.Atualmente, o Instituto Alana trabalha com empresas e instituições que efetivam o trabalho de qualidade que a Organização oferece aos seus usuários. São elas:

Apoio: (Doadores em 2009)

Construtora Alfama

Disk Vidros

Hortifruti do Agostinho

Madeireira Kajá

Depósito Octávio

Serralheria Almeida

Comercial Radar

Adega Tonel do Rudge

Pró Vida

Parceiros:

Senac

São PauloInstituto Crescer

AMA Jardim Helena

Pronto Socorro Tide Setúbal
Conselho Municipal de Assistência Social - COMAS

UBS - Jardim Helena

Centro de Referência da Assistencia Social - CRAS

Hospital Alípio Correa Neto - Ermelino Matarazzo

Patrocínio:

Itaú Unibanco

Votorantim Metais

Prefeitura do Município de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário