quinta-feira, 15 de abril de 2010

CRIANÇA E CONSUMO

Criança e Consumo encaminha manifestação para Anvisa

14/04/2010

No início do ano, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sinalizou que publicará nova regra sobre publicidade de alimentos e de bebidas não saudáveis sem contemplar proteção especial ao público infantil. A medida foi anunciada em reuniões privadas que a Agência promoveu de 2 a 4 de março, em Brasília, com entidades e organizações que vinham acompanhando a elaboração da regra desde 2006.

O Projeto Criança e Consumo encaminhou uma manifestação para a Agência alertando para as sérias consequências do novo texto, que excluiu todos os artigos relacionados à proteção da infância, como, por exemplo, o veto ao uso de desenhos em publicidades, à promoção de alimentos e bebidas não saudáveis em escolas e à promoção de ofertas com brindes.

De acordo com documento do Criança e Consumo, a Anvisa deve manter o texto debatido em audiências públicas: “Não se pode, com efeito, deixar de tomar medidas urgentes que garantam ao consumidor seu direito à informação sobre os produtos a serem consumidos e à infância o direito à saúde, ao desenvolvimento saudável, à proteção integral com prioridade absoluta e, principalmente, à segurança alimentar, direi to universalmente garantido em Convenções internacionais e em ordenamentos jurídicos de maioria absoluta dos países.”

Segundo divulgado na imprensa, a decisão da Anvisa teria sido pautada por um acordo de autorregulamentação firmado em 2009 por 24 empresas do setor alimentício. Mas, para o Criança e Consumo, é dever do Estado regular a comunicação mercadológica da indústria de alimentos e fazer com que a regra valha para todas as empresas.

Quem quiser se manifestar a respeito da regulamentação da publicidade de alimentos, pode enviar mensagem para a Ouvidoria da Anvisa pelo e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br.

Guloseimas são os produtos mais pedidos por crianças

O Instituto Alana encomendou pesquisa inédita para o Datafolha, que teve como um dos objetivos medir a percepção de pais de crianças entre 3 e 11 anos completos sobre a relação entre as propagandas direcionadas ao público infantil e as mudanças alimentares das crianças.

O levantamento foi realizado de 22 a 23 de janeiro de 2010, na cidade de São Paulo. Foram ouvidos 411 pais e mães, de todas as classes sociais, com destaque para a classe C, que correspondeu a 52% dos entrevistados. A margem de erro é de 5 pontos percentuais.

A pesquisa revelou que as principais preocupações dos pais são a exposição à violência e cuidados com a alimentação dos filhos. Com relação aos pedidos mais freqüentes, as guloseimas foram as mais mencionadas, bem à frente de brinquedos e videogames, como pode ser conferido na tabela abaixo:
http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/NoticiaIntegra.aspx?id=6941&origem=23





Obs: indicação espontânea e os pais podiam apontar mais de um item.


Outro dado alarmante: os pais revelaram que os filhos consomem bolachas (82%), refrigerantes (70%) e salgadinhos (64%) algumas vezes por semana. Nesse sentido, estimulados a responder se concordavam ou não com a frase “A oferta de prêmios e brindes influenciam a escolha do produto/ alimento pelo(s) meu(s) filho(s)”, 75% dos pais concordaram.


Veja a pesquisa “Consumismo infantil”, realizada pelo Datafolha

Conheça a proposta da Anvisa e leia a Manifestação do Projeto Criança e Consumo

Nenhum comentário:

Postar um comentário