sábado, 12 de dezembro de 2009

CONFECOM GERMINA





Clique no banner acima para visitar o site da Confecom


Ninguém está vendo, mas, a esta hora da madrugada, não deve fazer muito tempo que a Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Comunicação, que começará na próxima segunda-feira em Brasília e irá durar até quinta, parou de trabalhar.
Durante os últimos dias, por ser delegado por São Paulo fui incluído no “mailing” através do qual os delegados e a Comissão Organizadora, na pessoa da admirável Bia Barbosa, do Intervozes, comunicam-se.
Até o fim da sexta-feira, ainda faltava divulgar os dados dos vôos da delegação paulista na Confecom. Mas os grupos de trabalho de cada “eixo” da Conferência já estão definidos. Eu mesmo me inscrevi em um que tratará de Cidadania e do marco regulatório das comunicações no Brasil.
Como vocês sabem, levo à Conferência a proposta do Selo Democrático, que proponho que passe a ser condição sine qua non para um meio de comunicação receber verbas oficiais de publicidade.
O Selo seria concedido por uma Comissão composta por representantes do poder público, do empresariado e da sociedade civil organizada àqueles meios de comunicação que privilegiassem o debate democrático de idéias.
Em princípio, seria concedido a todos os que pedissem e, no decorrer do tempo, se ocorressem denúncias de violação da postura de privilegiar o contraditório e a discussão democrática dos temas candentes da sociedade, aquele veículo poderia perder o Selo e, conseqüentemente, o acesso a dinheiro público, pois não se pode dar recursos de todos aos que discriminam alguns.
Faço isso como um serviço ao país. Nada ganharei viajando a Brasília. O governo está financiando transporte, hospedagem e alimentação dos mais de mil e quinhentos delegados que, no centro de Convenções Ulisses Guimarães, durante quase todos os dias úteis da semana que entra discutirão a comunicação no Brasil. E olhem lá... Qualquer gasto no hotel será de responsabilidade dos delegados e só poderemos nos alimentar por conta da Conferência nos restaurantes do local em que ela ocorrerá.
Uma observação: continuo em desacordo com a decisão do governo Lula de não ter dado maior divulgação à Confecom, pois a sociedade deveria ser informada de que evento tão importante para sua vida aconteceria e sobre por que tal evento deveria acontecer.
Mas, enfim, vamos lá tentar fazer mais do que exercitar os maxilares e os dedos em prol de melhoras na comunicação no Brasil. Para tanto, deixarei meu trabalho remunerado de lado. Gastarei tempo e dinheiro que deveria destinar à minha própria vida porque entendo que todos devemos dar a nossa cota de sacrifício em prol de um país melhor, mais justo e democrático, que discuta-se livremente, sem as amarras censoras que a grande mídia lhe impõe.
Desta maneira, comprometo-me com vocês a levar um modem 3G de internet para dar informações através do Twitter (@eduguim). Por esse meio, vocês poderão acompanhar a visão particular deste blogueiro sobre o que estará ocorrendo na Confecom e os embates que travarei em prol daquilo em que acreditam todos aqueles que fazem este blog.
Aliás, devo dizer algo sobre isso...
Quem foi escolhido para participar da delegação da sociedade civil paulista na Confecom foi o blog Cidadania.com e não o Eduardo Guimarães. Mas, na verdade, acho que todos os que ajudam a fazer este blog foram escolhidos. Um blog não é formado só por seu autor, mas por todos aqueles que lhe dão vida.
Estaremos todos na Confecom, autor e leitores do Cidadania.





José Roberto Arruda confidenciou aos mais próximos que está "com vontade" de ir à abertura da Confecom (Conferência Nacional de Comunicação) na segunda-feira. Seria a primeira aparição do governador ao lado de Lula depois de revelado o propinoduto no Distrito Federal."


Transmissão ao vivo

Neste link a Confecom poderá ser acompanhada em vídeo ao vivo a partir das 17 horas da próxima segunda-feira:

http://www.confecom.com.br/transmissao


Escrito por Eduardo Guimarães às 01h53

Nenhum comentário:

Postar um comentário