sábado, 12 de dezembro de 2009

HOSPITAL DA BALEIA



















Desde 1944, o Hospital da Baleia exerce um importante papel social, prestando assistência médica e hospitalar de forma humanizada e com grande qualidade. São cerca de 500 mil atendimentos ao ano sendo que 94% deles realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Localizado no bairro Saudade, o Baleia é um complexo hospitalar formado pelas Unidades Maria Ambrosina, Baeta Vianna, Antônio Mourão Guimarães e Antônio Chagas Diniz (atual PAM Saudade) construídas em uma área verde de reserva ambiental de 2.852.470 m2, conhecida como Mata da Baleia. Quando o trabalho é bem feito os resultados aparecem. Dentre eles, o credenciamento pelos Ministérios da Saúde e da Educação como Hospital de Ensino, qualificando-se ao atendimento de Alta Complexidade e ao desenvolvimento pesquisas científicas, o reconhecimento pelo sucesso no controle de infecção hospitalar e as diversas ações de solidariedade que fortalecem valores de vida e cidadania. O Hospital da Baleia conta com um corpo clínico altamente qualificado e com 239 leitos sendo 91 pediátricos. Realiza anualmente cerca de 11 mil procedimentos quimioterápicos, 24,7 mil de hemodiálise e atende mais de 27 mil crianças. Atualmente, o Hospital conta com 269 médicos em seu corpo clínico e dispõe de 35 especialidades. Para proporcionar melhorias e garantir a qualidade do atendimento o Hospital da Baleia conta com o apoio de uma grande e solidária Rede de Amigos.

HOSPITAL DA BALEIA
Missão

Proporcionar assistência hospitalar de qualidade, humanizada, incentivar o ensino, a pesquisa e cumprir sua função social e filantrópica.
Visão

Ser referência em atendimento hospitalar, ensino e pesquisa, com excelência e auto-sustentação.
Valores

Ética, respeito, competência, solidariedade, transparência, comprometimento e valorização profissional.

FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA


Todo mundo sabe que recolher o Imposto de Renda (IR) é um dever. O que talvez você não saiba é que pode escolher o destino de uma parte desse dinheiro. Destinando parte do seu IR ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA), você permite que milhares de crianças sonhem com um futuro melhor. E o que é melhor: você pode decidir qual instituição receberá esse recurso e acompanhar o andamento dos projetos previamente aprovado no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).
A Fundação Benjamin Guimarães (FBG), instituição mantenedora do Hospital da Baleia, possui vários projetos aprovados pelo CEDCA e está habilitada a receber recursos através do FIA. No Hospital da Baleia, o Fundo contribui para melhorias no atendimento, proporcionando mais qualidade de vida a milhares de crianças e adolescentes. Conheça os projetos e contribua.
O FIA
O Fundo da Infância e Adolescência (FIA), que existe desde 1994, funciona como um suporte ao Estatuto da Criança e do Adolescente e é uma oportunidade para pessoas e empresas desenvolverem, sem ônus, ações de cidadania e responsabilidade social com o objetivo de ajudar a melhorar a qualidade de vida de milhares de crianças e adolescentes.

Agenda Solidária 2010.



Agenda Solidária: tamanho prático, para você levar em sua pasta, bolsa ou mochila
A tradicional Agenda Solidária do Hospital da Baleia para o ano de 2010 já está disponível para a população. Ela pode ser adquirida na Rede de Amigos do Baleia, que fica no próprio Hospital (Rua Juramento, nº 1.464, bairro Saudade) e também nas lojas da Drogaria Araujo. O valor da doação é de R$20,00. Todo o recurso arrecadado será revertido para a ampliação do Serviço de Hemodiálise do Hospital da Baleia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3489-1654 ou rededeamigos@hospitaldabaleia.org.br. Referência em Minas Gerais, o Serviço de Hemodiálise do Baleia possui, atualmente, 220 pacientes cadastrados. Desses, 10 são crianças. O Serviço conta com 35 máquinas de hemodiálise e uma equipe de médicos, enfermeiros e auxiliares e técnicos de enfermagem, além de psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais. Quem adquirir a Agenda Solidária 2010 vai ajudar a manter esta estrutura, que garante um tratamento humanizado e de qualidade a pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Agenda Com o tema “O Baleia em números e cores para você fazer de 2010 um ano 100% feliz”, a agenda aposta na combinação “artístico-numérica”. Ao longo das páginas, um verdadeiro arco-íris vai se passando, acompanhado de estatísticas que reforçam a complexidade e o tamanho do trabalho realizado pelo Hospital da Baleia, instituição que, há 65 anos, atende a cidadãos e cidadãs de todo o estado de Minas Gerais. O trabalho de editoração da Agenda Solidária 2010 foi desenvolvido pela Populus Comunicação, parceira voluntária do Hospital, com a supervisão da Assessoria de Relações Institucionais e da Comunicação Social do Baleia. A direção de criação é de Sérgio Torres; direção de arte de Pedro Emery e Débora Cruz; redação de Aylton Azevedo; revisão de Isabela Monteiro e arte-final de Jean Henrique. A encadernação é em wire-o e a impressão em papel reciclado, seguindo a linha de responsabilidade sócio-ambiental do Hospital.

www.hospitaldabaleia.org.br



















Nenhum comentário:

Postar um comentário