quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PROJETO DE COMBATE A FOME: PRIMEIRO E ÚNICO NO BRASIL

RESTAURANTE POPULAR DA CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE COMPLETA SEIS ANOS EM AGOSTO
Em cinco anos de funcionamento, o Restaurante Popular João Bosco Murta Lages, localizado no prédio da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), alcançou o número de mais de um milhão de refeições servidas.

O aniversário foi comemorado no dia 19 de agosto de 2009.
Mantido pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal Adjunta de Abastecimento, o Restaurante está aberto de segunda à sexta-feira, de 7h às 8 horas, para o café da manhã, e de 11h às 13h45 para o almoço.

Com capacidade para 120 pessoas sentadas, o salão do Restaurante serve, em média, 1.300 refeições diárias.
O Restaurante Popular é um programa social importante, de segurança alimentar.


Betinho Duarte , presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte teve visão para implantar o restaurante da PBH na Câmara, que oferece, há cinco anos, comida de qualidade a preço acessível.

Betinho Duarte explicou como surgiu a idéia de implantar uma unidade do Restaurante Popular na Câmara.
A questão social sempre foi preocupação nossa. Existem milhares de pessoas passando fome.
Além disso, a Câmara fica próxima a uma escola pública, à um quartel da Polícia Militar, duas favelas , final de ponto de onibus e do Hospital Mário Pena que trata de pessoas com câncer.

Quando implantamos o Restaurante, pensamos nessas pessoas e nos funcionários terceirizados, que possuem salários menores, que traziam marmita de casa, comentou.

Pioneirismo

Ainda, de acordo com Betinho Duarte, o Restaurante Popular possui um efeito multiplicador, porque ampliou o trânsito de pessoas na Casa que além de conhece-la podem apresentar suas reivindicações e sugestões.
A Câmara Municipal de Belo Horizonte é a primeira e única no país a abrigar um restaurante popular.
Procuramos dar continuidade ao serviço oferecido e verificamos a necessidade de melhorar o atendimento, duplicando o número de refeições, de 600 para 1.200 por dia.


Aqui é oferecida alimentação balanceada, atendendo assalariados que enfrentam diversas dificuldades.

Alcely Viana Costa, coordenadora do Núcleo de Cidadania da Câmara, setor responsável pelo Restaurante Popular, destacou que o projeto é um sucesso, porque, além de dar à população a chance de fazer uma refeição balanceada, o trabalhador acaba tendo um ganho salarial, porque o dinheiro, antes gasto com alimentação passa a ser economizado e, no final do mês pode ser utilizado na compra de uma cesta básica.
O Restaurante, além de proporcionar comida balanceada, saudável, nutritiva, a preços mínimos, oferece um ganho salarial, porque o trabalhador economiza com a comida, explica Alcely.

A população abraçou, positivamente, o Restaurante Popular e o Núcleo de Cidadania. Trabalhar desse jeito, com esse retorno é gratificante, completa a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário