segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

COMISSÃO AMERICANA DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO COM VIOLÊNCIA EM JOGOS, MÚSICAS E FILMES PARA CRIANÇAS

A Federal Trade Commision dos Estados Unidos divulgou, em dezembro, um importante relatório sobre violência nos produtos midiáticos voltados para o público infantil.A análise das práticas da indústria de entretenimento em filmes, músicas e jogos eletrônicos está descrita no relatório

Marketing Violent Entertainment to Children

De acordo com o documento, a autorregulação da indústria cinematográfica não está garantindo proteção aos jovens no que diz respeito à exposição à violência. De acordo com declaração da Campanha pela Infância Livre de Comerciais (Campaign for a Comercial-free Childhood – CCFC), o relatório confirma que esse tipo de conteúdo não deve ser direcionado ao público com menos de 13 anos.

Segundo a CCFC, conteúdos violentos estão presentes em canais voltados para o público infantil como Nickelodeon e Cartoon Network, independentemente do horário e apesar da metade da audiência ser composta por crianças entre dois e 11 anos.

O relatório da FTC demonstra que filmes violentos são deliberadamente direcionados a crianças com menos de 13 anos, mesmo quando os estúdios têm conhecimento de que os pais são contra essa prática.

Um exemplo de que os estúdios não pretendem adequar o conteúdo é dado no relatório.

De acordo com a Comissão, foi divulgado um estudo que constatou a preocupação dos pais de crianças entre 7 e 12 anos com conteúdo violento e que eles consideram excessiva a violência presente nos filmes.

Apesar desse estudo, os estúdios não mudaram seus conteúdos para atender a essa preocupação dos pais.

Além da violência, os apelos para o consumo excessivo de alimentos e de brinquedos também foi destacado em uma produção recente, mesmo os estúdios sabendo que pesquisas indicavam que os pais não querem que seus filhos sejam expostos a esses conteúdos.

A Campanha pela Infância Livre de Comerciais, declarou estar satisfeita com a constatação de que a autorregulação não está sendo suficiente.

O relatório ainda constata que os produtos associados aos filmes são voltados para crianças entre três e 11 anos.

A Comissão chega a propor que seja desenvolvida uma política clara de marketing para esses produtos voltados para crianças com menos de 13 anos.

Para a CCFC, a medida é pouco expressiva e virá com muita demora já que durante anos pais, advogados e até mesmo membros da Comissão já haviam pedido em vão a elaboração dessa política.

Veja o relatório da Comissão de Comércio dos Estados UnidosConheça a Campanha Infância Livre de Comerciais (Campaign for a Comercial-free Childhood – CCFC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário