sábado, 26 de dezembro de 2009

RETROSPECTIVA 2009: DEPOIMENTO DO ÊNIO

Meu Bom Daniel e amados companheiros Jussara e Gilvan !!!
Resolvi criar meu pequeno blog "O PTrem das Treze" para CONTAR minhas histórias de militante e não para FALAR de mim !!! A minha história ?"A minha história é talvez igual a tua" ( como dizia o teu Belchior ) e de tantos outros que entregaram as suas vidas para serem protagonistas da história e não a platéia. Vivi como todos os outros maiores atores para atuar no espetáculo do sonho de liberdade pelo lado de dentro das cochias. Não me conformei em somente assistir.Sou Quimico Industrial de profissão mas hoje aposentado por invalidez permanente. Sou "distrófico" - nome dado aos possuidores de distrofia muscular progressiva - doença genética sem cura e sem tratamento mas que se tornou a minha melhor amiga e minha eterna companheira. É ela que me empurrou para o melhor entendimento da vida, de onde sou eterno aprendiz, e me tirou definitivamente da busca insana pelo dinheiro que faz do capitalismo o nosso pior algoz. Sou pobre por opção já que "torrei" tudo o que tinha para viver a vida depois que o meu primeiro médico assegurou que eu teria apenas mais cinco anos no máximo para isso. Foi em 1985, em Porto Alegre onde fui trabalhar para fugir de São Paulo onde fui em cana quatro vezes, duas pelas mãos do proprio Erasmo Dias que me prendeu por "vadiagem" e desacato à sua "autoridade" nas memoráveis passeatas estudantis ao final da decada de 70 (conto isso no meu blog). Como vê, o PT me salvou a vida já que eu neguei o prognóstico daquele médico e entrei de cabeça na tentativa de construir esse nosso PT ainda tão inacabado (Graças a Deus !!!) e lá se vão 24 anos de histórias e mais histórias.Recentemente em um evento do PT. o ex-prefeito por duas vezes de Guarulhos, Elói Pietá, estava conversando com o Ministro da Educação Fernando Haddad e quando eu passava por eles na minha excitante "cadeira de rodas VERMELHA e motorizada". Ele me puxou e disse:- "Fernando, deixe-me te apresentar o Enio, um dos "fundadores" do nosso partido !!!" e eu disse:-"Pois é...Eu sou mais um deles !!! Quando militei no movimento estudantil pra valer, em frente à faculdade onde estudávamos, havia uma "republica" de alunas oriundas de outras partes do país e era onde nos reuníamos para as nossas atividades de pratica das nossas "ideologias exóticas". Lá. bem antes do PT existir, pregamos uma faixa que dizia"Por Um Partido dos Trabalhadores !" Daí o Fernando brincou:-"Então voce é do tempo do "PURUM" ? e eu :- Taí.....!!!! Eu sou do tempo do "PURUM" !!! Que tal Elói, se nós arregimentássemos um novo grupo no PT com a "tigrada" mais antiga e disputássemos internamente ao partido como o "Grupo do Purium" ? O Lula seria o maior expoente !!!Todos riram é claro e eu "me fui".Não sei como falar de mim senão pelas minhas histórias, posso te dizer, Daniel, que vive "in loco" e ao vivo tudo o que aconteceu no PT desde o seu início. Na época em que o PT foi criado eu fazia parte ao mesmo tempo das tres vertentes responsáveis por isso. Era "represente de fábrica" do Sindicato dos Químicos de Santo André onde eu trabalhava de dia, era militante estudantil onde eu estudava de noite e fazia parte de uma Comunidade Eclesial de Base da igreja católica nos finais de semana aqui na Zona Norte de São Paulo onde sempre morei ( exceto o período de 6 anos em Porto Alegre onde militei com o Tarso Genro no clandestino PRC, partido dentro de um partido, o PT, ....coisas da esquerda... ). A Zona Norte é a região mais conservadora da mais conservadora cidade do Brasil !!! Aqui existiam as "Senhoras de Santana" que pediam aos ditadores militares mais torturas e mais assassinatos em nome de Deus. Seus filhos ainda "vagueiam" por aqui de forma multiplicada. Aqui surgiu para a política o nefasto Janio Quadros, aqui moraram e ainda moram todos os comandantes da PM dos ultimos 50 anos porque aqui também fica a Academia da Polícia Militar de SP e o presídio do Barro Branco.Foi nesse mesmo presídio que incentivados pelo então bispo da diocese de Santana, Dom Paulo Evaristo Arns, formamos um grupo para recepcionarmos a saída dos presos políticos que estavam lá por ocasião da Anistia. Nesse dia eu conheci um cearense chamado José Genoíno Neto com quem militei por mais de vinte anos dentro do PT. Ele criou dentro da cadeia junto com outros companheiros o PRC ( Partido Revolucionário Comunista ) numa auto crítica ao PC do B da Guerrilha do Araguaia. do PRC, além dos já citados faziam parte também lá do Acre, o Chico Mendes e a Marina Silva, que conheci e partilhei das suas 'experiências" ou "empates". Fiz parte de todas as coordenações de campanha para Dep. Federal do Genoíno, mesmo no período em POA, já que meu título de eleitor não foi transferido e eu tirava minhas férias por lá para vir a São Paulo ajudar na eleição nas suas duas primeiras campanhas ( 82 e 86 ) Depois voltei definitivamente por conta daquele diagnóstico da doença e aí fiquei mais perto e mais a disposição.Quando o Genoíno obteve mais de 500,000 votos para deputado em 98, ele já não precisava mais de mim e eu dele. não houve divórcio, mas abandono de lar de minha parte e sem briga. Achei que poderia tentar ajudar como pudesse a outros candidatos menos importantes mas não menos valorosos. Daí ajudei na eleição e nos mandatos do Dep estadual Carlinhos de Almeida e dos federais José Mentor em 2000 e Candido Vaccarezza em 2006, desta vez apoiando também o Dep Estadual Rui Falcão.Ah !!! ....Fiz parte também dos dois únicos governos do PT na Prefeitura de São Paulo. Em 88 com a Luiza Erundina fui assessor da Administração Regional de Santana ( minha região ) onde dentre tantas coisas tive a honra de trabalhar junto ao educador do mundo, Prof° Paulo Freire onde juntos contruímos duas escolas municipais por aqui ( um dia eu contarei os detalhes dessa história no blog ). No Governo da Marta eu fui o coordenador do Orçamento Participativo e depois Coordenador de Ação Social da Sub Prefeitura de Santana onde eu era o responsável pelas áreas de Cultura, Esportes. Abastecimento, Habitação,e Assistencia Social ( numa das regiões com maior numero de moradores de rua por conta da proximidade do Terminal Rodoviário do Tietê ). Sabe quantos habitantes existem na area de atuação desta SubPrefeitura ? 350.000 habitantes !!! Maior que a população de muitas capitais do nosso país !!!Aqui na Zona Norte o PT perde todas por razões que a razão desconhece mas nem por isso os companheiros do PT daqui deixam de ser os mais importantes e valorosos combatentes do sonho de nação cidadã, justa e solidária que eu já conheci !!! Aqui eu já fui de tudo, dirigente do Diretório Zonal, trabalhei e atuei no Municipal, no Estadual e até no Nacional quando o Lula foi o nosso Presidente do partido. Mas tudo o que fiz e vivi só devo aos meus bravos e heróicos compamheiros de militancia daqui da Zona Norte de São Paulo. Vivi e morro por eles pois pra mim "companheiro de verdade é quem um morre pelo outro" como espero e vou também fazer por voces nessa minha nova fase de militância através da "blogosfera"Comecei essa história de "blog" depois que por não poder mais andar como antes, de um ano pra cá comentava no blog do meu amigo Ricardo Kotscho, daí por insistencia de amigos que fiz por lá resolvi criar o "PTrem das Treze" na tentativa de contar as histórias que já vivi, optei pelo humor para me diferenciar e tornar tudo mais leve, e também poder opinar sobre os fatos do dia a dia da política nacional, alguns não são nada engraçados. Mas vou pelejando nessa coisa de escrever, Confesso que sempre fui melhor com megas ou microfones, mas sigamos em frente....Daniel eu teria muita coisa ainda pra te contar, mas eu antes do agravamento da doença jamais havia escrito NADA na vida, nem bilhetes aqui em casa no meu terceiro casamento. Sim, tres casamentos mas um só partido !!! Por isso é que foram tres, mas hoje já vivo com a Sonia há 17 anos e acho que agora vai !!! Com Ela eu tive a Julia, de 10 aninhos, tenho a Juliana de 24 do meu primeiro casamento, flores plantadas da minha semente e mais a Fernanda e o Diogo que vieram com a Sonia, minhas flores colhidas no Jardim da vida !!! A eles cabem me julgar e a mais ninguém !!! Pelo que soube já fui absolvido por ter dedicado quase toda a minha vida na construção deste nosso grande partido popular. o PT !!!!!!Beijos meus queridos !!!!P.S. Outro dia um comentarista do meu blog pediu o mesmo que voces, que eu falasse de mim, então eu fiz esse "videozinho de merda" que passo agora pra voces,

http://www.youtube.com/watch?v=--HxIDhwMSA

lá tem algumas fotos disso tudo que escrevi, vou parar agora porque meus dedos doem quando digito demais MAS VOCES MERECEM TODO E QUALQUER SACRIFÍCIO
!!!
Voces, os guerreiros da internet são os meus atuais e novos heróis !!!
A LUTA CONTINUA !!! SEMPRE !!!!

Postado por DANIEL PEARL às 12/26/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário