Fernando Sarney anuncia desistência de ação contra o ‘Estado’
Liminar impede jornal de publicar matérias sobre operação da PF que investiga o filho do presidente do Senado
SÃO PAULO – O empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), anunciou nesta sexta-feira, 18, ter desistido da ação que move contra O Estado de S.Paulo. Liminar aceita em 31 de julho pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) impede o jornal de publicar reportagens vinculando o nome de Fernando Sarney à Operação Faktor, antes conhecida por Boi Barrica, da Polícia Federal. A censura ao Estado e ao estadao.com.br perdura há 140 dias.
Até o momento o jornal não recebeu nenhum documento que confirme o pedido de desistência e seus termos. Enquanto a desistência não tiver efeito jurídico, a decisão que censurou o jornal continua em vigor. A análise do pedido só deve ser feita em janeiro, já que o TJ-DF entra em recesso nesta sexta-feira.
Um dos investigados na Operação Faktor, que está sob segredo de Justiça, Fernando Sarney é suspeito de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e remessa ilegal de divisas para o exterior. A investigação da PF apura supostos crimes financeiros de empresas da família Sarney durante a campanha eleitoral de 2006. Por “cada ato de violação” da decisão judicial, o TJ-DF determina aplicação de multa de R$ 150 mil – , isto é, para cada reportagem publicada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário