quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

COMISSÃO DE ANISTIA INDENIZA FILHOS DE POLÍTICOS EXILADOS

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça decidiu ontem conceder anistia aos filhos de três personagens da história política do país. Um filho do líder comunista Luiz Carlos Prestes, dois filhos do ex-presidente João Goulart e três do ex-governador Leonel Brizola terão direito a receber uma reparação, em parcela única, de aproximadamente R$ 100 mil.
Exilado aos 9 anos de idade, Luiz Carlos Ribeiro Prestes, 50, 1 dos 10 filhos de Luiz Carlos Prestes, viveu com a família na antiga União Soviética por cerca de 15 anos: "Não há reparação que apague o fato de uma criança ter de visitar o pai de olhos vendados e só poder conviver com ele umas poucas horas". Ele estudou cinema na União Soviética, mas disse que, até hoje, não conseguiu a validação de seu diploma no Brasil. Ele espera que a condição de anistiado facilite esse processo.
Os filhos de João Goulart --João Vicente Fontella Goulart e Denise Fernandes Goulart-- também participaram da sessão na Comissão de Anistia.
Ao todo, 16 processos foram julgados e deferidos ontem, como o da jornalista Angela Lucena, 43. Ela e os dois irmãos viram, ainda crianças, o pai ser assassinado com um tiro na cabeça. Passaram cerca de dez anos com a mãe, Damaris Lucena, no exílio em Cuba. "Não somos pessoas amargas, mas é preciso não esquecer que existiu tortura neste país", disse.
O presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abraão, aproveitou o evento para apoiar a posição do ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos. Ele disse ser favorável à abertura dos arquivos do regime militar e à criação da comissão da verdade.
Para o presidente do Superior Tribunal Militar, Carlos Alberto Soares, as reparações deveriam abranger também as famílias de militares: "Há família de sargento que morreu em 1964 que nunca recebeu reparação econômica. Isso deveria valer para todos os lados".

Leia mais

Comissão anistia Paulo Freire e viúva receberá indenização

Pedido de anistia de Cabo Anselmo está incompleto e não pode ser analisado, diz comissão

LARISSA GUIMARÃESda Folha de S.Paulo, em Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário