quarta-feira, 3 de março de 2010

CINCO HERÓIS CUBANOS


Antonio Guerrero Rodríguez
Herói da República de Cuba



Nasceu o dia 16 de outubro de 1958 em Miami, no seio de uma família humilde. Seus pais são Antonio Guerrero Cancio (falecido) e Mirta Rodríguez Pérez.

Sua história estudantil começa em 1962, com um desenvolvimento em ascensão em todos os níveis educacionais e participação em atividades extra-escolares, com interesse especial em esportes como o beisebol e o futebol.

Em 1974 ingressa na União de Jovens Comunistas (UJC) ocupando o cargo de secretário organizador do Comitê de Base.

Ao concluir o instituto pré-universitário se ganha uma bolsa para estudar na antiga URSS Engenharia em Construção de Aeródromos. Em 1983 se gradua com um índice acadêmico de 4.7 e 5 pontos na tese de grau.

A seu regresso a Cuba é trabalha na Cubana de Aviação e começa a trabalhar como especialista C em arquitetura de aeródromos ocupando rapidamente o cargo de chefe de seção de aeródromos. No aeroporto foi secretário geral do comitê de base e secretário ideológico do Comitê UJC.

Em 1989 se lhes outorga a militância no Partido Comunista de Cuba (PCC).

Neste período contrai casamento com Delgis Cabrera Pontes e desta união nasce seu filho maior Antonio Guerrero Cabrera (Tonito), quem reside junto a sua mãe em Santiago de Cuba.

Se manteve trabalhando nas tarefas do aeroporto “Antonio Maceo”, onde recebeu avaliação de excepcionalmente positivo na principal obra que lhe foi atribuída, a ampliação da pista de dito aeroporto, tomada como exemplo de modelo construtivo e em cuja inauguração participou o Comandante em Chefe, a quem lhe explicou pessoalmente os pormenores da obra.

Em 1991, casa-se com a cidadã de origem panamenho Nitzia Pérez Barreto e ambos vão viver a Panamá. Desta união nasce seu segundo filho Gabriel Eduardo Guerrero.

Posteriormente se translada a os EE.UU., onde desempenha vários trabalhos eventuais até que através de uma amizade lhe oferece um emprego temporário melhor remunerado no departamento de obras públicas da Estação Aérea Naval de Cayo Osso.

Nos EE.UU. teve uma vida austera e singela, obtendo limitados rendimentos econômicos através de seu trabalho como ajudante num ateliê de manutenção em Cayo Osso.

Ali conheceu à norte-americana Margaret Becker (Maggie), com quem conviveu vários anos e contraiu casamento em 1998.

Durante sua permanência nos Estados Unidos atuou em silêncio, tratando de evitar as ações terroristas que organizaram, financiado e executado contra Cuba os elementos da extrema direita anticubana em Miami.

O 12 de setembro desse próprio ano Antonio Guerrero foi detento junto a outros quatro compatriotas pelo Escritório Federal de Investigações de Estados Unidos.

Durante 17 meses e 48 dias se lhe manteve em confinamento em solitário, isolado de seus outros colegas e dos demais presos.

Num juízo com evidente caráter político, Antonio Guerrero foi sancionado a corrente perpétua e a 10 anos de prisão, pelos supostos delitos de conspiração para cometer espionagem e ser agente estrangeiro não declarado.

Cumpre suas condenações no cárcere de máxima severidade de Florence, estado de Colorado.

Em seu caso se violam a quinta e sexta emendas da Constituição norte-americana, referentes ao devido processo e a um juízo rápido e imparcial. Não se cumprem, ademais, o Regulamento do Escritório de Prisões dos Estados Unidos e as regras mínimas das Nações Unidas para o Tratamento aos Reclusos, ao negar-se a Antonio em reiteradas oportunidades o direito à assistência médica.

Durante seu confinamento Antonio Guerrero tem escrito numerosos poemas, nos que se reflete sua confiança no futuro e seu amor à humanidade. Uma boa mostra de sua obra se encontra no livro "Desde minha altura" e no disco compacto "Regressarei", com versos de Guerreiro musicalizados por vários artistas cubanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário