quarta-feira, 10 de março de 2010

AOS 18 ANOS,UM ADOLESCENTE AMERICANO JÁ VIU CERCA DE 20 MIL EPISÓDIOS DE VIOLÊNCIA NA TV

Aos 18 anos, um adolescente americano já viu cerca de 20 mil episódios de violência na TV

A exposição à mídia pode tornar a criança mais propensa à violência, atividade sexual precoce e de risco, consumo de álcool e cigarro, obesidade, deficit de atenção e provavelmente má performance escolar, diz um estudo da University of New Mexico. Por outro lado, a mídia pode ser uma ferramenta poderosa para comunicação e educação ao estimular e promover atitudes e comportamentos saudáveis. "Pesquisas já mostraram que a mídia pode prover informações sobre práticas saudáveis e pode promover o desenvolvimento das conexões sociais", diz o Dr. Victor Strasburger. Ele e outros pesquisadores analisaram estudos a respeito da influência da mídia sobre os jovens nos ultimos 50 anos - mídia tradicional e novas mídias. Veja as conclusões (nem todas são negativas):

Quando chega aos 18 anos, um adolescente americano viu cerca de 20.000 episódios de violência na TV. Exibições de violência são predominantes em video games. Há uma relaçao significativa entre exposição à violência na mídia e comportamento violento na vida real.
Jovens expostos a conteúdo sexual correm risco ligeiramente maior de atividade sexual precoce e gravidez acidental, especialmente se expostos a pornografia.
Mais de U$ 22 bilhoes são gastos a cada ano nos EUA em marketing e publicidade de cigarro, álcool e medicamentos restritos. Exibições de uso de drogas e consumo de cigarro sao frequentes nas mídias 'velha' e 'nova'. Crianças expostas ao consumo de cigarro em filmes estão sob o risco de começarem a fumar dentro de 8 anos.
A mídia contribui para a obesidade infantil, mas não está claro como isso acontece. Possíveis culpados - o marketing da junk food e da fast food e a tendência a comer enquanto se está consumindo mídia.
Estudos já relacionaram o hábito de ver TV desde o inicio da infância com o desenvolvimento mais tarde da desordem de deficit de atenção, mas especialistas discordam sobre isso.
A mídia pode ensinar crianças e adolescentes atitudes de não violência, empatia, tolerância em relação a pessoas de outras origen e respeito pelos mais velhos.
Video games têm sido usados com sucesso para encorajar crianças com cancer a cumprir sua programaçao de quimioterapia.
A comunicação online, especialmente com amigos, pode ajudar os adolescentes a se tornaremmais conectados socialmente e com isso melhorar seu bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário