sexta-feira, 12 de março de 2010

CASSAÇÃO DE FREI CLAUDIO IGREJA DO CARMO BH

Prezados amigos

Dizia o psicólogo Karl Rogers que os fatos são sempre amigos. Com isso

nos alertava de que para usufruirmos nossa experiência de vida,

devemos primeiro evitar a colocação de máscaras no real e antes de quaisquer análises o encararmos de frente.

Ontem assistimos ao espetáculo da cassação do frei CLáudio pela sua própria ordem e pelo poder da diocese. O prior da ordem carmelita, lastreando suas palavras com uma retóricae um cinismo surpreendente, não sem a excepcional competência de bom inquisidor, tratou a platéia presente como crianças de berço sem nenhum espírito crítico, querendo transformar ação autoritária grave em uma comemoração de 43 anos do frei CLaúdio na paróquia do Carmo. Toda a cidade conhece seu meritório trabalho social e seu espírito criador no trato da liturgia e da teologia da Igreja a que pertence(?), calcado em doutorado feito em Roma e graduação em psicologia na PUC Minas. E´um currículo invejável de prestação de serviço à comunidade que as edulcoradas palavras do porta voz colocou em segundo plano, sob o pretexto de que novo ciclo se iniciava na paróquia. Até usou da metáfora de que era necessário exorcizar os espíritos do passado para que eles não viessem incomodar no futuro.

Ora que novo ciclo é esse ? Colocação deum jovem frei como fiscal dos dois acusados (Cláudio e Gilvander),presença habitual do prior na paróquia e recomendação aos paroquianos para fiscalizar "as coisas" que forem acontecendo eventualmente fora dos trilhos. Dessa forma se enterrava 43 anos de uma caminhada pós-conciliar rica e sofrida para converter uma comunidade ao simesmismo da Igreja atual. Convém lembrar que não foi dada a palavra aos presentes.

Aquela solenidade foi para mim uma experiência de inquisição pela qual não gostaria de passar novamente. O que conhecia dos livros de história se tornou vivo e atual na sua latência e ai então entendi perfeitamente o drama de Leonardo Boff durante seu “silêncio obsequioso”.

Concretamente de que foi acusado frei Cláudio ? Nada foi dito preto no branco e nem sequer discutido com a comunidade leiga, que todos sabem ser 99% do Povo de Deus. Por ouvir dizer, parece que os desvios foram :

1-Implantar uma liturgia da missa dinâmica, atual,participativa, que rompesse com o ritual pétreo, rígido e imutável, da cerimônia eucarística tradicional, carregado de um simbolismo mágico não mais cabível no mundo moderno.

2-Prática habitual de heresias, ou seja dizer algumas verdades incômodas aos detentores do poder religioso, fazendo-se profeta como tantos daqueles descritos na Bíblia, em particular Elias,patrono da Ordem Carmelita. Que, da mesma maneira que frei Cláudio, sempre se pronunciaram de forma exagerada e enfática, à semelhança do Profeta Maior Jesus, em alguns momentos graves.

Até que do ponto de vista do exercício puro do poder, o quadro da domesticação do frei Cláudio faz sentido. Mas a Boa Nova não começa com apelo à ordem, imposição doutrinária ou disciplinar. Ela é antes apelo à liberdade e aposta no amor. Deus, que deve ser modelo para as autoridades eclesiásticas, não quer ter razão, não quer vencer, mas convencer. Seu poder não é opressão, mas ajuda compreensiva. Por isso a ação da Igreja deve ser mais aquela de dialogar em clima de liberdade, para levar o chamado Povo de Deus a uma postura de autonomia e crescimento emconsciência crítica.

Um abraço de Haroldo Brasil.



PS : Sou amigode Frei Cláudio há 43 anos, desde que chegou a Belo Horizonte em 1967. Com minha esposa, dirigimos a Creche Comunitária Terra Nova, na Vila do Acaba Mundo, por 10 anos, também com ela participamos do grupo de preparação dos paise padrinhos para a cerimônia do Batismo, por 15 anos; Fui membro do Conselho Comunitário e , por mais de 10 anos, membro do Conselho Editorial do Carrilhão tendo nele publicado alguns artigos. Autor do livro Cristãos no SéculoXXI-Qualitymark Editora-Rio

3 comentários:

  1. Caro Haroldo Brasil,
    Posso aqui falar de duas pessoas que admiro e que são estrela de igual grandeza: Frei Cláudio e Haroldo Brasil. Frei Cláudio esteve presente em vários momentos que precisei de suas palavras e que minhas filhas ainda hoje podem escutar (só domingo as 11h). E Haroldo, pai de uma grande amiga, e que tive a honra de ilustrar seu mais recente livro.
    Que Deus abençõe a ambos

    ResponderExcluir
  2. ainda acha quem defende um herege feito frei Claudio

    ResponderExcluir
  3. Vitor, você sabe o que é herege? Você já ouviu uma pregação do Frei Cláudio? Já acompanhou as obras de caridade e amor que ele fez por toda comunidade? Já viu como ele trata as pessoas com respeito? Bate nesse boca!!!

    ResponderExcluir