sábado, 6 de março de 2010

Cuba livre de desnutrição infantil severa, segundo a UNICEF

• O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) afirma que Cuba é o único país da América Latina e o Caribe que eliminou a desnutrição infantil severa, graças aos esforços de seu governo.

Num documento no site Cubadebate, Unicef refere que existem, no mundo subdesenvolvido, 156 milhões de crianças menores de cinco anos em estado de depauperação, o que contrasta com a realidade dos infantes cubanos.

O relatório registra que as porcentagens de pequenos com baixo peso são de 28% na África Subsaariana, 17% no Oriente Médio e África do Norte, 15% na Ásia Oriental e o Pacífico, e 7% na América Latina e o Caribe.

A tabela completa-se com a Europa Central e o do Leste, com 5%, e outros países subdesenvolvidos, com 27%.

Contudo, Cuba não apresenta problemas de desnutrição infantil severa, devido aos esforços do Estado cubano por melhorar a alimentação do povo, nomeadamente a daqueles grupos mais vulneráveis.

Para satisfação da Ilha, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), também reconheceu que Cuba é a nação com mais avanços na América Latina, na luta contra a desnutrição.

Cubadebate acrescentou que a Ilha não esta isenta de deficiências, dificuldades e sérias limitações devido, fundamentalmente, ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos, há cinco quase cinco décadas. (AIN) •

Nenhum comentário:

Postar um comentário