quinta-feira, 12 de novembro de 2009

CAETANO VELOSO É UM CHATO DE GALOCHA


CAETANO VELOSO É ELITISTA, PRECONCEITUOSO, EGOÍSTA E NARCISISTA. NÃO TENHO CONHECIMENTO DE QUALQUER ATITUDE DELE NA ÁREA SOCIAL. ELE SÓ AMA ELE MESMO. ASSIM MESMO OLHE LÁ.

PRECONCEITUOSO, DESRESPEITOSO, ARROGANTE, CAFONA, TUCANO , GROSSEIRO...


BETINHO DUARTE





Prezados editores do Estadão,


É um absurdo considerar seriamente as opiniões preconceituosas de Caetano Veloso. Esta valorização desproporcional de uma opinião desprovida de propósito, conteúdo e pertinência só se explica porque ele expressa os valores deturpados e tacanhas de uma elite patriarcal e, paradoxalmente, neoliberal.Esta elite despreza qualquer traço cultural relacionado ao nosso povo, exceto o carnaval que virou um negócio. Tem pavor da cultura popular em toda sua pluralidade e diversidade, pois se identificam com os Estados Unidos, como Caetano, ou com a França, como FHC e companhia.Mesmo que Lula fosse analfabeto -o que não é- isto não teria relação alguma com a sua capacidade, inteligência, e carisma, como não tem relação nenhuma com a inteligência de dezenas de pessoas analfabetas ou humildes que conheci durante a vida e que trazem a sabedoria da cultura popular e conh ecimentos que eu nem imaginava existirem. Aliás Lula representa justamente o povo humilde e mais sofrido, trabalhador, que ouviu calado a estes insultos durante tantos séculos a fio.


Muitos yupppies e executivos com MBA,ou intelectuais bilíngues ou trilíngues são verdadeiras antas do ponto de vista intelectual, político e humano. Porque educação formal é apenas um dos tipos de educação. Ter ou não educação formal é uma questão de oportunidade, enquanto sensibilidade, inteligência e capacidade de fazer uso das experiências da vida são inerentes ao indivíduo, quer ele seja paupérrimo, quer ele seja um acadêmico da ABL.Assim, ao invés de realizar uma crítica fundamentada e pertinente à política do governo, Caetano Veloso reproduz o mesmo discurso que há 500 anos deprecia nosso país e nossa gente, alimentando a dependência econômica e a subserviência cultural.


Sou phd e professora universitária e digo que um "analfabeto" - com o ele se refere para agredir Lula - fez mais pela educação formal em poucos anos e pela ciência e tecnologia do que o caudilho alagoano, o poeta maranhense, o político mineiro e o sociólogo uspiano em 20 anos de governos democráticos. Aliás estes conseguiram falir a educação básica e superior, enquanto este governo agora começa a recuperá-la.Portanto, o sr Caetano deveria voltar para suas musiquinhas românticas e ler uns livrinhos de antropologia, sociologia, filosofia, educação e história para ver se abre aquela cabecinha obtusa.

Atenciosamente,


Débora Andrade

Um comentário:

  1. Um verme como você que infernizou a infância e adolescência de muita gente tentando censurar o entretenimento alheio porque não teve a capacidade de criar o próprio filho baseado em puro preconceito ter a pachorra chamar os outros de preconceituosos... é pra chorar de rir ! Por favor, antes de escrever MERDA na internet cheque o seu telhado, porque além de ser feito de vidro é um vidro finíssimo.

    ResponderExcluir