domingo, 15 de novembro de 2009

DIA INTERNACIONAL DA NÃO VIOLÊNCIA


ARMA EM NÓ

A escultura original da “Arma em Nó”, foi criada em 1980 em memória a John Lennon.
Seu criador, o artista Carl F. Reuterswärd, doou esta escultura à Yoko Ono, que por sua vez à doou para as Nações Unidas, onde está em permanente exposição. Réplicas desta escultura estão expostas em Curitiba (Brasil), Stockholm, Gothenburg, Malmoe (Suécia), Lausanne (Suíça), Beijing (China), Londres (Reino Unido), Nova York, Miami, Los Angeles, Honolulu, Washington (Estados Unidos), Berlim (Alemanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Moscou (Rússia), Caen (França), Madrid (Espanha), representando o trabalho do Projeto Não Violência nestes países.


Dia Internacional da Não Violência 02 de outubro


No dia 2 de outubro celebramos em todo o mundo o *Dia Internacional da Não Violência* por resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas.

Essa data foi escolhida, pois nesse dia nasceu Mahatma Gandhi.

Sabemos que um dia no ano não é nada para um mundo onde reinam a violência e a intolerância, mas justamente por isso, queremos aproveitar essa data para juntar os milhares de amigos que ao redor do mundo que acreditam na não violência como forma de atuação

.Com esses atos encontrar pessoas que queiram promover a conscientização da Não-Violência em Escolas, Faculdades, Bairros e afins, armando equipes promotoras dessa metodologia. Para a nós a não violencia é um método de ação que consiste em dar respostas às diferentes questões e situações de forma não violenta.

Entendemos a amplitude da violência hoje, e vemos como ela permeia nosso pensamento, nosso sentimento e nossa ação e tratamos de levar a não violencia desde o individuo até toda a sociedade (e vice versa). Para isso fazemos trabalho interno de autoconhecimento e organizamos ações em diferentes áreas do fazer humano, repensando e tratando de colocar em prática todas as possibilidades de ações não violentas nas áreas da educação, saúde, economia, trabalho, política, etc.

Os 3 principais personagens que nos inspiram são Mahatma Gandhi, Martin Luther King e Silo, personagens de diferentes épocas que levaram e levam a não violencia em seu coração e deixando ao mundo exemplos inspiradores de que outra realidade é possível.

São previstos atos que em mais de 300 cidades do mundo.Os atos consistirão basicamente em reunir pessoas e organizações, que trocarão experiências e terão a oportunidade de se conhecerem melhor. Acontecerão apresentações artisticas e culturais, exibição de vídeos sobre a não-violência, fala sobre a Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência e a formação de símbolos pela não-violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário