domingo, 15 de novembro de 2009

EDUCAÇÃO DE FILHOS

Dar dicas aos pais de como cuidar de seus filhos. É o que propõe o Supernanny, programa do SBT que têm repetido no Brasil o sucesso que fez na Inglaterra e nos Estados Unidos.
A argentina Cristina Poli, 60 anos (40 deles como educadora) apresenta o programa.
Cris Poli esteve no chat do Terra para esclarecer as dúvidas dos internautas.
A "Jô Frost (apresentadora do Supernanny original) latino-americana" defendeu uso de disciplina na educação dos filhos. "Existe uma diferença entre castigo e disciplina. Castigo é punição, agressão, enquanto disciplina é ensino", garante. "Amor precisa ser acompanhado de disciplina", complementa.
No programa, exibido aos sábados e reprisado aos domingos, e está no ar desde o dia 1º de abril, Cris Poli, como é conhecida, visita uma casa diferente, observa as dificuldades familiares, traça um plano de ação, cria novas regras e imprime uma nova rotina à família, visando melhorar a vida da criança em questão.
Confira a entrevista na íntegra que a apresentadora do Supernanny concedeu para a reportagem.
1 - Qual o método mais indicado para lidar com as crianças?
Cada caso é um caso. Porém, procuro sempre pregar a disciplina. Bater só descarrega raiva e frustração, enquanto disciplina ensina.

2 - Você é favorável ou contrária às palmadas?
A pessoa quando dá palmada descarrega sua raiva para a criança. Isso mostra um desequilíbrio de quem educa. Essa falta de estabilidade dos pais (às vezes por causa de problemas profissionais, de saúde ou amorosos) prejudiciais as crianças. A criança precisa receber regras claras, que premiam a boa conduta e disciplinam a má conduta. Sem gritos, nem agressões. Apenas fazendo com que as regras sejam respeitadas. Ameaça também não resolve, pois nem sempre os pais as cumprem e, quando isso acontece, há uma perda de autoridade. É necessário expor as regras do jogo.

3 - Como é o comportamento das crianças brasileiras em comparação com as européias? Existem mais semelhanças ou diferenças?
São praticamente os mesmos problemas: crianças que não querem comer, não gostam de dormir sozinhas, gritam com os pais...

4 - Como tem sido a repercussão do programa? Você recebe muitos emails? As pessoas te param nas ruas?
Muito boa. As pessoas me param na rua, perguntam se eu tenho filhos e se meus filhos têm o mesmo problema que os deles. Eu falo para elas que não existe receita pronta: cada método corresponde às necessidades de cada família. Eu imaginava uma repercussão boa, mas o retorno superou minhas expectativas pela variedade de público que assiste ao programa. Nunca imaginei que as crianças e os adolescentes fossem se interessar pelo Supernanny.

5 - Você acha que a televisão brasileira fornece informações desse tipo aos pais? A população carece disso?
A sociedade necessitava de um programa que colocasse regras, disciplina e organização para as famílias, colaborando para que elas fossem reestruturadas.

6 - O que mais aflige os pais na hora de educar os filhos?
Os pais têm medo de criar filhos rebeldes, pois não sabem como pôr fim à rebeldia dos filhos. Isso os assusta. Toda criança que não tem limites setorna rebelde.

7 - Até que ponto a educação que os pais receberam influi na que eles darão aos filhos?Totalmente. A educação de hoje é permissiva, o que cria uma falta de identidade. Os pais tentam aplicar os mesmos métodos que receberam antigamente dos seus pais, mas os tempos são outros, o que torna a situação insustentável.

8 - As crianças têm medo de você depois do programa?
O programa repercutiu bem entre as crianças. Elas gostam de mim, me abraçam, ficam me olhando com respeito. Elas querem me abraçar, pedir autógrafo,mandam cartinhas. Procuro responder a todas as cartinhas.

9 - O que você aprendeu nesses 40 anos de pedagoga de mais importante paraser dado de conselho? Mande uma mensagem para os pais que estão lendo essa matéria.
Amor precisa ser acompanhado de disciplina. Como bem diz Içami Tiba no seulivro "Quem ama, disciplina", disciplina não é castigo, é ensino. Castigo é punição, agressão. Disciplina é ensino.Redação Terra .

Confira a íntegra do chat <http://chat.terra.com.br:9781/crispoli.htm>

A midia de um modo geral deseduca. Desafio qualquer pessoa a indicar um programa educativo voltado para as crianças nas tvs brasileiras. Estamos exigindo o cumprimento da CONSTITUIÇÃO FEDERAL e do ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE .
O artigo 76 diz: As emissoras de radio e televisão sómente exibirão, no horário recomendado para o público infanto - juvenil , programas com finalidades EDUCATIVAS, ARTÍSTICAS , CULTURAIS E INFORMATIVAS. Nenhuma cumpre a constituição. E tem mais. Os canais de Tvs são concessão pública . Pertencem ao povo brasileiro.
O artigo 21 , inciso XI , da Constituição Federal diz que: Compete a união explorar diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão, os serviços de telecomunicações.
Com a palavra os pais e o povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário