A TV BEM - INSTITUTO DE DEFESA DO TELESPECTADOR E DO CONSUMIDOR é uma organização não governamental , sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal , sendo fundada em 22 de junho de 1999. Nosso objetivo é a PROTEÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE CONTRA A BANALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA E DA SEXUALIDADE nos meios de comunicação , programas de televisão , internet , videogames e RPG.
Fizemos uma campanha de alerta aos pais intitulada - PAZ NOS LARES - através de palestras , conferências e debates em igrejas e escolas distribuindo mais de 100 mil cartilhas informativas. Em 2000 foram mais de 100 palestras para um público de 30 mil pessoas.
Já entramos com dezenas de ações , muitas delas vitoriosas, principalmente no Ministério Público Federal de Minas Gerais.
A ação vitoriosa ,pioneira , inédita no mundo inteiro, e mais expressiva foi contra McDONALD's Comércio de Alimentos Ltda ou seja : que veicule , em todo território nacional , nas embalagens e/ou nos rótulos dos produtos alimentícios que comercializa , quadro nutricional que informe ao consumidor o percentual fornecido por qualquer produto McDonald's em relação ao valor diário recomendado de cada nutriente , tais como os valores percentuais de carboidratos , proteínas , gorduras , gorduras saturadas, gorduras trans , fibra alimentar e sódio, nos moldes da Resolução n 359/03 da ANVISA.
Outras ações vitoriosas foram :
1 - Proibição de videogames violentos e a classificação etária dos demais;
2 - Internet - campanha contra a pedofilia;
3 - Programas de televisão - implementação de um Código de Ética e classificação etária;
4 - RPG - classificação etária.
domingo, 15 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Maravilhoso trabalho! Aqui em casa, estamos sem antena e tv a cabo a 7 anos. Me atualizo pela internet e meus filhos assitem apenas os DVDs que compramos. Selecionamos aqueles que mostram a natureza ou desenhos sem violência e que estimulam boa conduta. Sei que temos alguns bons programas na TV mas os comerciais, quanta violência, quanto consumismo...
ResponderExcluirAlguém poderia me perguntar se não estou criando meus filhos numa redoma ao não deixá-los assistir televisão? Eu perguntaria: o que você chama de redoma? Não deixá-los assistir a violências dos telejornais, as brigas, discordias e pornografia das novelas é criá-los numa redoma? Ou seria um gesto de amor e respeito à infancia que cada uma merece?
Compreendo que amor exige esforço e abnegação e deixá-los assistir tudo que se passa na TV tem muito pouco de esforço e muito mais de comodismo, não é mesmo?
Faço a seguinte analogia: ninguém daria a um bebê uma pinga, uma feijoada ou coisas do gênero. As coisas seguem um processo natural: leite materno, papinha, frutas, sopinha, e assim por diante, tudo aos poucos. Não deveríamos ter os mesmos cuidados com aquilo que a criança digere mentalmente? Uma criança está preparada para entender o mundo que se apresenta pela TVs?
Tudo isto pode explicar porque os seres estão tão insensíveis, egoístas e inseguros. Não se deu o alimento certo na hora certa e as conseguências estão visíveis em muitos lares...
Márcio Patrus